ESTILO DE VIDA

5 (bons!) motivos para beber mais água durante o dia

Conheça os benefícios que garantem o seu bem-estar e quilos a menos na balança

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/06/2016 às 15:31
Atualizado às 14:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A água desempenha um papel chave no corpo humano. Presente em 70% do organismo, ela ajuda no transporte de nutrientes e oxigênio para as células, hidrata o ar nos pulmões, ajuda a regular o metabolismo, protege os órgãos vitais, regula a temperatura corporal, desintoxica o corpo e protege e hidrata as articulações. Mas seus benefícios não param por aí!

O ideal é consumir, em média, 30 mL por Kg ao dia. “Este valor é aproximado e deve ser adaptado caso a pessoa pratique exercícios físicos”, ressalta a nutricionista esportiva Bruna Quaglio. Quer mais motivos para incluir esse líquido poderoso no seu dia a dia? Confira a seguir!

1. Beber água emagrece

Segundo uma pesquisa clínica da Universidade Charité de Berlim, publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition, a ingestão de água acelera os processos de emagrecimento quando se está fazendo uma dieta. Os cientistas alemães comprovaram que beber um litro do líquido a mais por dia dá a sensação de saciedade e acelera o metabolismo, secando até 2kg.

Mulher bebendo água

Foto: Shutterstock

2. Mantém as funções vitais

De acordo com a nutricionista Greice Caroline Baggio, a perda de 20% de água corporal pode levar à morte. “A desidratação pode afetar a consciência, induzir à fala incoerente, levar à fraqueza nas extremidades, hipotensão e taquicardia”, explica.

3. Ajuda a secar a barriga

A retenção de líquidos infla a região do abdômen, portanto, tomar a quantidade certa de água estimula o funcionamento dos rins e combate o problema. Além disso, previne a prisão de ventre, que também causa inchaço na região da cintura.

SAIBA MAIS
Beber água ajuda a emagrecer! Entenda como
3 receitas de água aromatizada para desinchar
Águas especiais que ajudam a secar gordura

4. Tem ação detox

A água atua nos processos fisiológicos da digestão, absorção e excreção. Seu consumo acelera o funcionamento dos rins, órgão que auxilia na eliminação de impurezas, além de evitar a retenção hídrica e o inchaço. Quando associada ao consumo de fibras, ela facilita o trânsito intestinal, limpando as substâncias tóxicas depois de transformadas pelo fígado. Sua eliminação pelo suor e pela urina retira os resíduos metabólicos e as toxinas, inclusive prevenindo o aparecimento de celulite.

5. Combate o cansaço

Beber água energiza os músculos e, durante a prática de esportes, ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga muscular. Uma boa hidratação ajuda a otimizar os treinos, melhora a resistência física e até evita lesões. Segundo pesquisas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, a fadiga precoce ao praticar atividades físicas está relacionada à desidratação. Além disso, o consumo do líquido garante a troca de nutrientes entre as células de todos os órgãos e o seu melhor aproveitamento por todo o organismo, o que resulta em mais vigor e disposição para o corpo.

Texto: Larissa Faria | Consultoria: Bruna Quaglio, nutricionista clínica e especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Universidade de São Paulo (USP); Greice Caroline Baggio, nutricionista da Alimente-se com Sabedoria, de Bento Gonçalves (RS); Marcia Loureiro, nutricionista da Life Clínica, em Campinas (SP)