ENTRETENIMENTO

A inspiradora mensagem que Hillary Clinton está deixando sobre as mulheres na política

Atualmente, menos de 15 mulheres no mundo ocupam o cargo mais alto no comando de um país! Veja a inspiradora mensagem de Hillary Clinton

None
Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/06/2016 às 15:57
Atualizado às 17:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O que está acontecendo nos Estados Unidos tem levantado enormes debates pelo mundo todo. Pela primeira vezna história da nação mais poderosa do mundo, uma mulher se tornou candidata presidencial, pelo Partido Democrata.

A inspiradora mensagem que Hillary Clinton está deixando sobre as mulheres na política

Divulgação

Hillary Clinton fez um discurso emocionado em Nova York na última terça (7), defendendo um país que seja “justo, tolerante e inclusivo”. Sua campanha vem fazendo referência a muitos direitos conquistados pelas mulheres, como o direito ao voto, que foi conseguido em 1920 após intensas mobilizações.

“No mesmo dia em que minha mãe nasceu em Chicago, o Congresso estava passando a 19ª Emenda à Constituição – dando às mulheres o direito de votar”, comentou a candidata em um de seus comícios de campanha.

“Pela primeira vez na nossa história, uma mulher será nomeada candidata por um grande partido para Presidente dos Estados Unidos.”

Representatividade

Mas o que vem chamando atenção não é somente esse momento histórico por si só, e sim as discussões sobre representatividade que Hillary vem trazendo à tona. Em sua rede social Twitter, ela deixou uma mensagem inspiradora: “Para todas as pequenas meninas que sonham grande: sim, vocês podem ser o que quiserem – inclusive presidentes. Essa noite é para vocês“, escreveu ela.

Ao todo, já existiram 44 presidentes nos Estados Unidos da América – todos eles homens. O primeiro e único homem negro a ser presidente é também o mais recente: Barack Obama.

Se nós podemos enviar 50 mulheres para o espaço, nós vamos um dia lançar uma mulher para a Casa Branca“, declarou a candidata há 8 anos. Atualmente, boa parte da campanha de Hillary também vem buscando desclassificar seu principal rival: o magnata Donald Trump, que entre algumas de suas propostas sugeriu levantar um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, para impedir a imigração.

Essa campanha é sobre ter certeza de que não haverá tetos – nem limites – para nenhum de nós“, afirmou a candidata no Twitter, numa referência ao muro que seu rival cogita implementar.

Presidentas mulheres

No Brasil, a primeira mulher a ser eleita e reeleita Presidenta foi Dilma Rousseff, em 30 de Outubro de 2010 e novamente em 26 de Outubro de 2014. Em uma vitória apertada no segundo turno, Dilma foi reeleita numa disputa acirrada com o segundo colocado. Atualmente, a Presidenta está oficialmente afastada por conta da análise de um processo de impeachment, que se for aprovado, a impedirá de se candidatar a cargos públicos por 8 anos.

Atualmente existem pouquíssimas mulheres liderando países pelo mundo. Em 2014, eram apenas 12 mulheres com o cargo mais alto de seus países, de acordo com o Conselho das Mulheres Líderes Mundiais.

Ainda conforme os dados do Conselho, ao todo 53 mulheres já foram eleitas presidentes no mundo inteiro. A primeira a alcançar esse cargo histórico foi Sirimavo Bandaranaike, ex-primeira-ministra do Sri Lanka. A campeã em eleger mulheres são as Antilhas, que já selecionaram cinco presidentas para o seu país.

Texto: Thamires Motta