Xô, cansaço! 5 alimentos para aumentar a disposição

Para mandar o cansaço para longe, uma alimentação equilibrada, aliás, costuma fazer ainda mais diferença do que apenas apostar em alimentos específicos

- Foto iStock.com/Getty Images

Muitos já sabem ao que recorrer quando bate aquela indisposição: uma xícara de café, um pedaço de chocolate, um suco de açaí. Energéticos bastante conhecidos, essas opções não são as únicas para renovar a energia do corpo e continuar com pique até o fim do dia. Uma alimentação equilibrada, aliás, costuma fazer ainda mais diferença do que apenas apostar em alimentos específicos. Veja quais são os aliados da disposição!

Mulher, correndo, ginástica, fitness, atividades físicas

Foto iStock.com/Getty Images

Espinafre

Ajuda a revitalizar o corpo por conta da grande quantidade de vitaminas e sais minerais. Além disso, contém ácido fólico, que tem o efeito de renovar as células, prevenir doenças cardiovasculares e atuar na melhora da atividade cerebral.

Soja

Fonte de vitaminas e sais minerais, a soja é uma grande aliada da saúde, sendo responsável por ações antioxidantes, anticancerígenas e auxiliando no afastamento do cansaço. “A soja destaca-se por ser rica em aminoácidos, sendo uma proteína de alta qualidade, além de conter lipídeos, vitaminas, minerais e fibras”, acrescenta Greice.

Laranja

Contém grandes quantidades de vitamina C, além de ser rica em cálcio, potássio, algumas vitaminas do complexo B, entre outros nutrientes. Ela ainda pode contribuir para o melhor funcionamento do intestino (quando consumida com o bagaço) e contém uma substância chamada triptofano, responsável por aumentar os níveis de serotonina (o hormônio que traz a sensação do bem-estar). Sua ação antioxidante unida à grande quantidade existente de fibras são elementos essenciais para afastar o cansaço.

Iogurte

iogurte com chia

Foto: Kelly Guerra/Colaboradora

Por causa da consistência cremosa, seu corpo leva menos tempo para processar o iogurte do que as comidas sólidas, fazendo desse alimento uma boa fonte de energia rápida. Além disso, o efeito dura por causa das proteínas, que ficam mais tempo no organismo, resultando em uma fonte energética estável.

Milho

Podendo ser consumido nas mais variadas formas (sendo cozido a mais saudável), o milho também é um aliado quando se fala em ganho de energia. “Grande fonte de carboidratos, entre eles o amido, o milho é um alimento que fornece energia, é rico em vitamina E e do complexo B, e contém carotenoides, entre eles a luteína e zeaxantina, pigmentos vegetais com ação antioxidante que protegem a saúde ocular”, completa a nutricionista Greice Caroline Baggio.

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência