Connect with us

O que você está procurando?

Se você tem ou não predisposição genética para o colesterol elevado, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são indispensáveis para todos!
- FOTO: Shutterstock

Colesterol: blinde sua saúde com 3 alimentos essenciais!

Se você tem ou não predisposição genética para o colesterol elevado, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são indispensáveis para todos!

Tendo ou não predisposição genética para o colesterol elevado, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são indispensáveis para todo mundo. Na maioria dos casos, o descontrole é causado pela soma da genética com os hábitos. Confira três alimentos indispensáveis para fazer parte do seu dia a dia:

alimentos-saude-bem-estar-alimentacao

FOTO: Istock.com/GettyImages

1- Berinjela

Uma substância presente nela, e também em alimentos como morango, uva e amora, traz benefícios para o coração. Trata-se da antocianina, pigmento que faz parte do grupo dos flavonoides. “Os fitoquímicos (compostos presentes naturalmente nas frutas e vegetais) vêm sendo largamente estudados pela ação protetora e antioxidante que desempenham. Diferentes estudos mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não-transmissíveis”, explica a nutricionista Luana Vasconcelos.

alimentos-saude-bem-estar-alimentacao

FOTO: Shutterstock

2- Abacate

O nutriente principal é o ômega-3. Por ser muito gorduroso, o abacate ficou longe da mesa de muita gente, sendo considerado um vilão da saúde. Mas basta consumi-lo com moderação para que sejam adquiridos somente os benefícios da fruta, que controla a pressão arterial e as taxas de colesterol, fortalecendo o coração. Também possui vitamina E, que age como antioxidante, prevenindo a aterosclerose; e vitamina A, que previne problemas de visão e de pele.

alimentos-saude-bem-estar-alimentacao

FOTO: Shutterstock

3- Linhaça

Além das gorduras benéficas, essa semente é repleta de fibras solúveis e insolúveis. As primeiras, em contato com água durante a digestão, formam um gel viscoso que reduz a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, equilibrando o colesterol e a glicemia. Também ocupam parte do estômago, prolongando a sensação de saciedade e, por isso, é uma ótima aliada do emagrecimento. Já as insolúveis chegam ao intestino intactas e auxiliam no funcionamento do órgão, prevenindo a prisão de ventre. No mercado, escolha as sementes inteiras em vez da farinha pronta.

Consultoria: Luana Vasconcelos, nutricionista

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

Saiba quais são os erros mais frequentes que acabam atrapalhando o seu objetivo na hora de perder peso e a forma física desejada!

Estilo de vida

Uma alimentação equilibrada contribui para o aumento de hormônios relacionados ao bem-estar, além de causar uma descarga de neurotransmissores positivos

Estilo de vida

Você sabia que a poluição sonora contribui para o aparecimento de alguns problemas de saúde? O excesso de barulho pode interferir nas funções fisiológicas!

Estilo de vida

Na hora das refeições é importante pensar nas combinações de seus pratos. Por isso, aposte na junção de alimentos e deixe seus pratos mais saudáveis!

Estilo de vida

Rica em agentes antioxidantes, a lasanha de berinjela a seguir contém ingredientes de baixa caloria que são grandes aliados da sua saúde!

Estilo de vida

Na hora de dormir não deixe os problemas do dia a dia fazerem seu sono escapar! Entenda a importância desse momento e afaste a insônia e outros distúrbios!

Estilo de vida

Chegou a hora de esclarecer as principais dúvidas sobre a tireoide e os distúrbios que afetam a glândula, a fim de proteger a saúde ao máximo!

Estilo de vida

Protetor solar, limpeza diária, boa alimentação: cuidados importantes em qualquer idade, evitam problemas e diminuem os efeitos do envelhecimento!