Conheça os sinais mais comuns da ansiedade

Alguns dos sinais mais comuns da ansiedade podem ser confundidos com outros problemas ou até mesmo ignorados. Aprenda aqui como identificá-los!

- É importante estar atento aos sinais da ansiedade. Foto: Shutterstock

Insegurança, mal-estar e preocupação excessiva costumam ser sintomas da ansiedade comum do dia a dia. “A ansiedade não patológica, a do cotidiano, pode ser modulada por meio de exercícios físicos, alimentação balanceada, ioga, meditação. O ansioso precisa cuidar para ter um sono regenerador e atividades prazerosas”, recomenda a psicóloga Iracema Teixeira. Mas as crises de ansiedade, quando ela é uma doença, geralmente trazem sintomas mais intensos e que podem provocar outros problemas, como os distúrbios do sono. Algumas vezes, a pessoa nem sabe que está sofrendo de ansiedade, e não compreende os sinais. Aprenda a identificar alguns deles.

Suando frio?

A ansiedade desencadeia a sudorese, que pode ocorrer mesmo em dias de baixas temperaturas. A estimulação do sistema nervoso simpático faz as glândulas sudoríparas produzirem maior quantidade de suor, que pode ser generalizada ou se concentrar em partes do corpo, como testa e mãos.

Chocolate, por favor!

Um pedacinho de chocolate amargo pode realmente ajudar a acalmar, mas uma crise de ansiedade pode despertar a compulsão alimentar, fazendo o paciente querer devorar tudo o que tiver açúcar. A comida e o ato de mastigar ajudam a extravasar, mas a longo prazo prejudicam a saúde e provocam aumento de peso.

Coisas da cabeça

Diante de uma situação interpretada pelo cérebro como ameaça, estimula-se o sistema nervoso simpático, que acelera o metabolismo para pôr o organismo em estado de alerta. Quem tem transtornos de ansiedade pode apresentar falhas de memória e dificuldade de concentração.

mulher com cara de preocupada sentada na grama de um campo com árvores ao fundo, demonstrando os sinais mais comuns da ansiedade

É importante estar atenta aos sinais da ansiedade. Foto: Shutterstock

Batendo forte

Também provocado pelo aumento do metabolismo, o coração fica acelerado e, em alguns casos, pode haver dores no peito.

Mais oxigênio

A frequência respiratória também aumenta, tornando a respiração curta, e pode ocorrer falta de ar. Técnicas para controlar a respiração ajudam a amenizar a ansiedade.

Fora de controle

Tremores e arrepios podem afetar o corpo inteiro ou só uma parte dele, como mãos ou pernas.

Tensão

A rigidez muscular pode provocar dores em qualquer parte do corpo, mas a tensão costuma se concentrar nos ombros e pescoço. A ansiedade também é a principal causa do bruxismo (tensão no maxilar).

Texto: Marisa Sei/Colaboradora

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência