Mitos e verdades sobre perda de peso saudável!

Alimentos light estão liberados na dieta? Tudo o que é natural emagrece? Esclareça essa e outras dúvidas sobre perda de peso saudável

- Foto: iStock.com/Getty Images

Fazer dieta não significa comer tudo o que é natural, muito menos pular refeições. Antes de iniciar um processo de emagrecimento, é fundamental entender o que é bom para o seu organismo e o que pode ajudar você a atingir uma perda de peso saudável.

mulher de frente para uma balança

Foto: iStock.com/Getty Images

Pular refeições auxilia na perda de peso saudável.

MENTIRA. Quando o corpo é acostumado a ficar muito tempo sem alimento, sua primeira reação é tentar se prevenir do jejum estocando gordura. Dessa forma, ele reserva combustível para o funcionamento dos órgãos.

Trocar o jantar por um shake caseiro emagrece.

VERDADE. Após um dia inteiro trabalhando, o metabolismo tende a ficar mais lento no período noturno. Por isso, a palavra de ordem é investir em alimentos que sejam leves e nutritivos, tais como shake caseiro, sopa, sanduíche natural, entre outros.

Fazer uma dieta com um único tipo de alimento ajuda na boa forma.

MENTIRA. Você pode até emagrecer comendo só proteínas, líquidos ou abacaxi, mas é pouco provável que mantenha o peso conquistado. Isso porque o organismo ficará carente de nutrientes, e você provavelmente terá mais fome ao final da dieta. Daí, para descontar o tempo perdido em alimentos calóricos é apenas uma questão de tempo.

Comer em pequenas porções acelera o metabolismo.

VERDADE. Fazer mais refeições ao longo do dia com pequenas porções de alimentos faz com que o organismo passe o dia trabalhando para digerir a comida consumida. Com isso, o corpo acaba queimando calorias para aguentar a carga de trabalho e você atinge a perda de peso saudável. O correto é fazer seis refeições leves: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Tudo o que é natural emagrece.

MENTIRA. Dois bons exemplos são o coco e o açaí, que são frutas ricas em gordura boa. Apesar desse nutriente ajudar no fluxo sanguíneo, ele pode engordar quando consumido exageradamente (afinal, mesmo sendo “boa”, gordura é sempre gordura). O mesmo vale para as castanhas!

Alimentos diet emagrecem.

MENTIRA. É considerado diet um alimento que possui um nutriente retirado da sua fórmula original. Entretanto, isso não signifi ca que os demais ingredientes presentes na fórmula do alimento sejam magrinhos. É o que acontece com o chocolate diet, que mesmo não possuindo açúcar, acaba sendo turbinado com gordura. O resultado é a mesma quantidade de calorias que o chocolate original.

Posso comer alimentos light à vontade.

MENTIRA. Alimentos light possuem pelo menos 25% a menos de um nutriente que sua fórmula normal. Ou seja, se você exagerar na dose, vai acabar consumindo a mesma quantidade de nutrientes que o produto convencional.

Posso tomar refrigerante diet e zero à vontade.

MENTIRA. Mesmo não contendo açúcar, essa bebida é rica numa substância perigosa para a boa forma: o sódio. Esse mineral está ligado à retenção de líquidos e ao inchaço, aumentando o volume abdominal.

LEIA TAMBÉM

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência