Connect with us

O que você está procurando?

Seu filho tem alergia alimentar? Saiba o que fazer quando ele não pode ingerir certos alimentos.
- FOTO: Shutterstock

Meu filho tem alergia alimentar. O que fazer?

Seu filho tem alergia alimentar? Saiba o que fazer quando ele não pode ingerir certos alimentos.

Convencer uma criança a comer direitinho não é tarefa fácil. Imagina, então, quando ela tem alergia a certos alimentos? O motivo exato pelo qual se desenvolve esse tipo de problema ainda não é conhecido. “Sabe-se que existe um potencial genético (que até o momento não pode ser modificado) e inúmeros componentes ambientais como o tipo de parto, tipo de dieta recebida, uso precoce e frequente de antibióticos no início da vida e infecções”, explica a gastropediatra Mariana Deboni. Leite de vaca, ovo, soja, trigo, castanhas e frutos do mar são os principais causadores de alergia. “De todos, o maior vilão é o leite de vaca e a explicação é simples: ele é o alimento mais consumido na infância”, diz a especialista.

alimentos que causam indigestão

FOTO: Shutterstock

Sintomas da alergia alimentar

Alguns sintomas aparecem logo após a ingestão do alimento, como vermelhidão e inchaço dos lábios, coceira na língua ou garganta, vômitos, dor abdominal, pressão baixa, choque, crise de falta de ar, manchas vermelhas no corpo. “Esses pacientes correm risco de morte e devem ser levados imediatamente ao serviço de saúde mais próximo”, alerta Dra. Mariana. Em outros casos, os sintomas aparecem de horas ou até semanas após o consumo do alérgeno e os sintomas podem ser: “diarreia, sangue e muco nas fezes, dor abdominal, vômitos, dificuldade de ganho de peso e baixa estatura”.

Como prevenir

É possível interferir nos fatores ambientais que levam ao desenvolvimento de alergia alimentar. “Sempre que possível, orientamos o parto normal, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e evitamos uso desnecessário de antibióticos nessa fase. Além disso, é desejável evitar infecções gastrointestinais no primeiro ano da criança”, orienta a especialista. Em alguns casos, dependendo do alimento, da idade da sensibilização alérgica e do mecanismo envolvido, a criança pode ficar curada da alergia. “As que têm alergia ao leite nos primeiros anos de vida, quase sempre ficam curadas após o período de exclusão do alimento”, conta Dra. Mariana.

VEJA TAMBÉM:

Cuidados com o bebê: alergia alimentar

Educação dos filhos: a influência do aspecto emocional

5 séries infantis na Netflix para ver com os filhos

Advertisement

Estilo de vida

No mês de outubro, o canal Gloob irá exibir mais de 40 filmes infantis em sua programação! Confira quais serão e divirta-se com as crianças.

Estilo de vida

Muitos casamentos passam por algumas dificuldades ao longo do tempo. Confira dicas para transformar seu marido em um príncipe e ser feliz no amor!

Estilo de vida

Está pensando em começar a correr mas está cheia de dúvidas? Desvendamos 12 mitos e verdades para você correr sem grilos na cabeça.

Estilo de vida

De caixinha, em pó, polpa ou concentrado? Entenda quais os melhores e os piores tipos de sucos que estão disponíveis nos mercados!

Estilo de vida

Fique linda por inteiro: conheça todos os benefícios da dieta para o organismo, a pele, o cabelo e também para a autoestima da mulher!

Estilo de vida

Confira aqui algumas ugestões para você aumentar sua grana e como reduzir os custos do seu orçamento mensal

Estilo de vida

Atitudes que ajudam a ganhar uma grana extra não ficar no vermelho no fim do mês

Estilo de vida

Dicas para esticar seu dinheiro e não passar o mês apertada!