A informação é real. Os medicamentos são desenvolvidos para auxiliarem no tratamento de enfermidades. Contudo, são produtos químicos e, como tais, apresentam reações com nosso organismo que, em alguns casos, podem não ser benéficas.
Pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, apresentaram, em estudo, uma correlação entre a utilização de antidepressivos e a incidência de diabetes do tipo 2. “O estudo na Inglaterra demonstrou que o uso de alguns tipos de antidepressivos, se administrados em altas doses e de uso crônico, alteraria o metabolismo da glicose, levando a um aumento da incidência de diabetes”, explicam Claudia Becker e Maria Tereza Santos Araujo, professoras de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi.

Estudo aponta que uso excessivo de antidepressivos e outros medicamentos pode aumentar incidência de diabetes. FOTO: Reprodução/iStock.com e Getty Images
Uso consciente
Ao que tudo indica, um dos principais fatores que contribuem para o surgimento de novas doenças, além é claro da propensão da paciente em desenvolver tal enfermidade ou de reação alérgica do mesmo frente à algum fármaco, é o uso do medicamento de forma abusiva.
Segundo Claudia e Maria Tereza, outro exemplo mais corriqueiro de interação com o diabetes é o uso indiscriminado e de forma contínua de corticoides, um tipo de anti-inflamatório. Por isso, vale a atenção e o cuidado ao consumir qualquer tipo de remédio, evitando por exemplo a automedicação e o consumo excessivo.
SAIBA MAIS
Medicamentos para diabetes podem afastar Parkinson
Calmantes: saiba os riscos do uso sem indicação médica
Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: João Paulo Fernandes