Connect with us

O que você está procurando?

Confira se existe uma hora certa de amamentar e quais os principais benefícios que o aleitamento materno traz para a mãe e o bebê!
- O leite materno é muito benéfico à saúde da mãe e do bebê. FOTO Reprodução

Você sabe qual é a hora certa de amamentar? Descubra!

Confira se existe uma hora certa de amamentar e quais os principais benefícios que o aleitamento materno traz para a mãe e o bebê!

Existe uma série de dúvidas que envolvem o universo da maternidade e, talvez, uma das mais conflitantes seja saber qual é a hora certa de amamentar. Algumas mães seguem à risca a ideia de que é preciso manter uma rotina, ou seja, mesmo que o bebê esteja dormindo, é necessário acordá-lo para mamar; já outras preferem deixar a hora de amamentar mais natural. Afinal, qual opção é a mais certa?

Na verdade, não existe uma hora certa de amamentar, mas a pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Miquelina Lucia Santarsiere Etchebehere explica que o aleitamento materno deve ser livre demanda, ou seja, feito sempre que o bebê tiver fome. Ou seja, com o aleitamento materno não pode, nem deve existir uma preocupação em relação à quantidade de vezes oferecidas. “Amamentar de três em três horas é apenas uma média de ingestão de alimento. Quando a criança chora, você pode dar de mamar.”

A hora certa de amamentar é quando o bebê tiver fome.

A hora certa de amamentar é quando o bebê tiver fome. FOTO Reprodução

A importância da amamentação

De acordo com a especialista, oferecer o leite materno sempre que o bebê estiver com fome não traz nenhum risco ao peso ou mesmo de ocorrer uma sobrecarga de alimentação. “Com bebês pequenos isso não acontece, eles choram de fome e têm uma capacidade gástrica pequena. Se ele mamar mais do que suporta, vai regurgitar esse leite.”

A importância da amamentação é enfatizada pela pediatra, pois fortalece a relação entre mãe e filho e traz grandes benefícios à saúde de ambos. “A mãe volta ao peso de antes da gravidez mais rapidamente e a criança controla o peso. Já os bebês amamentados com mamadeiras tendem a ser mais obesos do que os alimentados com leite natural”, complementa a médica.

Outro ponto importante neste processo, segundo Miquelina Lucia Santarsiere Etchebehere, é a qualidade do leite. “Por mais que os artificiais sejam modificados para imitar o alimento materno, o leite natural é específico, com todas as vantagens possíveis, como a passagem de anticorpos à criança”, finaliza a pediatra.

Consultoria Miquelina Lucia Santarsiere Etchebehere, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Em alguns casos, ele é persistente e gera incômodos. Já em outros, vai embora em poucos minutos. Confira a seguir de onde vem o soluço e como combatê-lo!

Estilo de vida

Quer diminuir o desperdício com os alimentos? O que você acha de transformar a casca de fruta em uma farinha funcional? Confira!

Geral

As profissionais responsáveis pelos projetos destas salas conseguiram traduzir perfeitamente o gosto pessoal dos moradores para a decoração

Geral

Mesmo quando pequenina, a sacada pode ser utilizada para cultivar ervas e árvores frutíferas. O resultado é um pomar urbano delicioso!

Geral

O loft criativo e bem arrumado foi projetado pelas arquitetas Andrea Posonski e Jocymara Nicolau para a Mostra Artefacto Curitiba 2017

Geral

Os ambientes unidos garantiram ainda mais praticidade e funcionalidade neste apartamento projetado pela arquiteta Bruna Spagnol

Geral

Além de ter um aspecto bonito, elas são versáteis, funcionais, leves e feitas de poliéster. Desta maneira, a cortina celular é uma decoração encantadora.

Geral

Apesar de o telhado verde ser uma boa alternativa para as cidades, algumas pessoas ainda têm resistência ao seu uso. Conheça como ele funciona!