Goji berry: aliada poderosa no combate ao diabetes e ao colesterol alto

Goji berry atua no controle do colesterol, diminui os níveis de diabetes, é rica em flavonoides, que permitem manter as artérias abertas

- Foto: Shutterstock

Além de apresentar altos índices de vitaminas e nutrientes, essa fruta também faz jus à fama de superalimento por outros motivos: auxilia no combate ao diabetes e ajuda a controlar o colesterol. “Além disso, alguns estudos têm demonstrado que a goji berry age inibindo o sistema renina/angiotensina, auxiliando, assim, no tratamento da hipertensão”, acrescenta Mariana Jones, nutricionista clínica funcional e ortomolecular. Por isso, é importante que ela faça parte da alimentação, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

goji berry

Foto: Shutterstock

Diabetes

Essa é uma doença crônica causada pelo mau funcionamento do pâncreas, que passa a não produzir mais insulina necessária para a saúde do corpo. Também ocorre quando o organismo não consegue absorver a insulina que produz, aumentando a concentração de glicose no sangue – conhecido como hiperglicemia.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 346 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de diabetes ao redor do mundo. O que assusta ainda mais é que esse número pode dobrar até 2030, caso não seja tomada nenhuma medida preventiva. “Estudos feitos com ratos mostram que a goji berry produz um efeito hipoglicemiante significativo quando administrado por via oral, melhorando os níveis de glicemia”, explica Vanessa Minossi, nutricionista.

E o que isso quer dizer? Que essa fruta tem maior controle glicêmico, ou seja, algumas substâncias encontradas nesse alimento ajudam a equilibrar o açúcar no sangue, além de facilitar a resposta do organismo à insulina. Outro benefício é que a goji berry contém betaína, uma enzima que pode impedir problemas vasculares comumente observados em pessoas que apresentam quadro de diabetes.

De olho no colesterol

De acordo com a OMS, aproximadamente 20% da população mundial apresenta elevação do colesterol ruim (LDL), enquanto no Brasil esse problema atinge cerca de 22 milhões de pessoas. Esses dados servem como alerta e são bastante significativos, uma vez que níveis altos de colesterol proporcionam um risco maior de desenvolver doenças coronarianas, que ocorrem quando existe a obstrução dos vasos sanguíneos pelo acúmulo de gordura nas artérias. Para tentar combater o colesterol ruim, a alimentação é uma boa aliada e pode representar chances reais de tornar a pessoa mais saudável.

Como ensina Vanessa, a goji berry possui mais quantidade de beta-sitosterol do que o abacate, por exemplo. E é esta substância – com função anti-inflamatória – que ajuda a modular os níveis de colesterol no organismo. “Seus antioxidantes impedem a oxidação do colesterol e a formação das placas arteriais”, acrescenta a profissional. Também é encontrada nessa fruta o ômega 6, nutriente que desempenha papel de proteção das células, além de reduzir o colesterol ruim e regular a glicose no sangue.

Outra vantagem da goji berry é que ela é rica em flavonoides, que permitem manter as artérias abertas e funcionando sem complicações. Por isso, vale incluir esse alimento no cardápio, mas sempre com a ajuda de especialistas para não trazer riscos à saúde.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência