Connect with us

O que você está procurando?

A formação das placas de colesterol tem início já nos primeiros anos de vida, mas a manifestação clínica acontece geralmente na vida adulta, sabia?
- FOTO: Shutterstock

Fique de olho nos níveis de colesterol mantenha-se saudável!

A formação das placas de colesterol tem início já nos primeiros anos de vida, mas a manifestação clínica acontece geralmente na vida adulta, sabia?

A longo prazo, o excesso de colesterol que circula no sangue pode acarretar um problema chamado aterosclerose, caracterizado pela formação de placas de ateroma, compostas principalmente pelo colesterol. Essas placas se acumulam na parede dos vasos sanguíneos, diminuindo seu calibre e podendo causar uma obstrução. Essa interrupção no fluxo do sangue é capaz de prejudicar qualquer tecido do corpo e afetar gravemente órgãos importantes como rins, coração e cérebro.
E o colesterol alto não é o único vilão. De acordo com a cardiologista Viviane Cordeiro Veiga, os principais fatores de risco para desenvolver a aterosclerose são, além do colesterol elevado, hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, estresse e sedentarismo. A formação dessas placas tem início já nos primeiros anos de vida, mas a manifestação clínica acontece geralmente na vida adulta.

colesterol-alimentos-controle-saude

FOTO: Shutterstock

Hábitos que fazem a diferença

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das mortes prematuras causadas por doenças do coração e AVC poderiam ser evitadas por meio de uma dieta saudável, atividades físicas regulares e abandono do cigarro.

 

Aterosclerose: como ocorre?

Qualquer lesão mínima ocorrida na parede das artérias é detectada pelas células de defesa que estão na corrente sanguínea, que estacionam no local e passam a acumular elementos estranhos ao organismo, como o LDL oxidado pela ação dos radicais livres. Com o tempo, esse acúmulo de gordura e outros elementos forma o ateroma, placa de gordura que prejudica a circulação do sangue e tem uma fina capa. Em situações de estresse ou aumento da pressão arterial, essa capa pode se romper, liberando o núcleo lipídico na corrente sanguínea. Em contato com o sangue, forma um coágulo capaz de interromper seu fluxo e causar infarto.
Quando o coágulo não chega a entupir a artéria, o organismo tenta detê-lo, enviando ao local depósitos de cálcio e colágeno. Essas placas duras também prejudicam o fluxo sanguíneo, mas, diferente das placas moles, que não apresentam sintomas, elas podem causar a chamada angina, dores no peito provocadas pela falta de sangue e oxigênio no coração.

colesterol-alimentos-controle-saude

FOTO: Purestock e Diomedia

Quem está na mira

Por questões genéticas, algumas pessoas são mais propensas do que outras a desenvolver a doença. No entanto, fatores de risco devem ser observados, como é o caso dos já citados desníveis de colesterol e triglicérides. Tabagismo, hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo e estresse emocional também entram na lista dos causadores. Idosos, pessoas com antecedentes familiares de aterosclerose e mulheres após a menopausa correm mais riscos.

Exame fundamental

Além dos níveis de colesterol e triglicérides, é importante medir a pressão arterial em toda consulta de rotina e com mais frequência se a pessoa já é hipertensa. A pressão arterial alta é fator de risco para infarto e AVC e deve estar sempre controlada.

colesterol-alimentos-controle-saude

FOTO: Istock.com/GettyImages

Não confunda

Aterosclerose não é sinônimo de arteriosclerose. A primeira indica a formação de placas pelo acúmulo de colesterol e consequente processo inflamatório no vasos sanguíneos. Já a arteriosclerose é o espessamento e endurecimento das artérias, causados pelo envelhecimento.

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

A hora de comprar o peixe requer atenção e alguns cuidados específicos. Que tal descobrir 5 dicas para garantir a qualidade da sua refeição?

Estilo de vida

O cérebro precisa de um estímulo constante para não enferrujar. Para isso, praticar a ginástica cerebral pode ser de grande ajuda

Estilo de vida

Veja o que é verdade e mentira sobre a reposição hormonal para mulheres na menopausa, segundo a ginecologista Dra. Ana Lucia Beltrame.

Estilo de vida

Devido à grande produção dos hormônios do estresse, o mau humor pode desencadear alguns transtornos. Excesso de bom humor também pode trazer complicações

Estilo de vida

Os avanços da tecnologia trouxeram incontáveis benefícios para o ser humano. Contudo, será que eles podem influenciar no quadro de ansiedade?

Estilo de vida

Conheça os tratamentos mais comuns e eficazes contra a ansiedade e saiba como cada um funciona e age no paciente. É sempre importante buscar ajuda médica!

Estilo de vida

A alimentação infantil deve ser composta por alimentos que forneçam os nutrientes necessários ao organismo, ajudando no crescimento, como os peixes.

Estilo de vida

Aprenda quais doenças aumentam as chances de rompimento de um aneurisma. Vale a pena tomar mais cautela caso você tenha alguma delas