Farinha de coco: aposte nessa versão da fruta para emagrecer

Conheça a farinha de coco, uma versão da fruta que só traz benefícios: reduz o colesterol, combate o diabetes e ainda juda a emagrecer!

- Foto: iStock.com/Getty Images

Você consegue imaginar um produto que tenha quatro vezes mais fibras do que o farelo de aveia? Pois ele existe: a farinha de coco, que também é três vezes mais potente nesse quesito do que a semente de linhaça triturada e duas vezes mais do que o farelo de trigo. Ela é feita a partir da polpa do coco seco e maduro, que passa por um processo de extração do óleo, e é desidratada e triturada até obter consistência de farelo. Além das fibras, em sua lista de nutrientes não faltam cálcio, ferro, magnésio, proteínas e zinco. Em forma de farelo, a fruta só traz benefícios: reduz o colesterol, combate o diabetes, ajuda no emagrecimento e previne o estoque de gorduras no corpo!

Coco quebrado ao meio com um copo de bebida de farinha de coco

Foto: iStock.com/Getty Images

Faça as pazes com o espelho

A primeira razão de a farinha de coco dar um empurrãozinho na perda de peso se deve à presença de fibras solúveis e insolúveis, que oferecem sensação de saciedade por mais tempo e ajudam no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e incômodos gastrointestinais. Outro benefício da farinha no emagrecimento é impedir o estoque de gorduras, que prejudicam a saúde e aumentam os ponteiros da balança. “O farelo do coco também contém doses significativas de TCM (triglicerídeos de cadeia média), substâncias que não são armazenadas em forma de gordura, obrigando o organismo a utilizar o depósito acumulado como fonte de energia”, explica Haiana Machado, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ).

SAIBA MAIS

9 maneiras de acrescentar fibras à sua refeição

É possível comer fora sem sair da dieta?

Sorvete caseiro é ótima opção para o calor sem sair da dieta

De dentro para fora

Na saúde, mais uma vez, as fibras ganham destaque! Com baixo índice glicêmico, a farinha de coco equilibra as taxas de açúcar no sangue, auxiliando no controle do diabetes; diminui os níveis de colesterol ruim; além de atuar na prevenção e no combate à constipação intestinal. A farinha também favorece a formação de massa magra e fortalece o sistema imunológico, podendo ser consumida por pessoas que têm intolerância ao glúten, como substituta da farinha de trigo.

Farinha x fruta

As duas versões do coco possuem os mesmos nutrientes, só que em diferentes proporções. Por exemplo, a farinha possui menos gorduras e mais fibras do que a forma in natura, que contém uma variedade maior de nutrientes, porém, é mais calórica. Para não atrapalhar a dieta, a nutricionista Haiana recomenda o consumo de 1 colher (sopa) de farinha de coco ao dia, que pode ser misturada a frutas, sopas, iogurtes e shakes. Se preferir, você pode adicionar o pó ao caldo do feijão ou no molho do macarrão, bem como preparar receitas de pães, bolos e biscoitos.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Haiana Machado, nutricionista do restaurante Cria da Terra, do Vertical Shopping, do Rio de Janeiro (RJ)

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência