Connect with us

O que você está procurando?

Embalagem, classificação e grau de acidez são características que devem impactar na hora da escolha do azeite. Portanto, fique atento!
- Leia o rótulo e a descrição do produto. FOTO: shutterstock.com

Para não errar na escolha do azeite, confira algumas dicas!

Embalagem, classificação e grau de acidez são características que devem impactar na hora da escolha do azeite. Portanto, fique atento!

Ingrediente indispensável na cozinha, o azeite de oliva oferece sabor e saúde aos preparos do dia a dia. Um exemplo dos seus benefícios é o fato de ser excelente contra dores reumáticas graças ao seu poder anti-inflamatório e manter as atividades celulares  melhoradas em vários aspectos. Entretanto, nem todos são iguais: os produtos diferenciam-se quanto o sabor, aroma, acidez e benefícios de consumo. Por isso, saber escolher o azeite certo é crucial para desfrutar de todos os poderes que esse precioso líquido pode oferecer. Confira algumas dicas importantes na hora da escolha do azeite.

Embalagem

Com a função de proteger o azeite de fatores externos que podem degradar o produto, como a luz, a umidade e o ar, a embalagem é a primeira característica a ser avaliada no momento da escolha do azeite . De início, elimine itens que venham em garrafas plásticas, pois elas não oferecem proteção contra a luz e gases. Já quanto às embalagens de aço inoxidável, apesar de oferecerem conservação ideal ao produto, elas não são práticas para acompanhar a quantidade consumida, ou seja, o nível do líquido dentro da lata. Prefira, portanto, embalagens de vidro escuro, que proporcionam ótima proteção e conservação ao produto.

O azeite menos ácido é o mais recomendado para o preparo de pratos quentes e saladas. FOTO: Shutterstock.com

Classificação

São três os principais tipos de azeite encontrados no mercado: refinado, virgem e extravirgem. A diferenciação ocorre principalmente devido ao processo de produção, mecânico ou a frio, e ao teor de acidez do produto, que quanto menor, melhor. 

O refinado, conhecido por azeite comum, é o que traz menos benéfico à saúde, pois passa por um processo de refinamento que faz com que ele perca parte de seus antioxidantes (substância que eliminam toxinas do organismo). É recomendado para frituras. O azeite virgem, por sua vez, passa por um processo de extração a frio que conserva as propriedades e possui um sabor mais leve que o comum. O uso é indicado para pratos frios. No topo do pódio, o azeite extravirgem é o que oferece melhor sabor e mais benefícios à saúde, já que possui menos acidez e mais antioxidantes.

O azeite contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular. FOTO: Shutterstock.com

Acidez

Depois de analisar o tipo do azeite, vale ficar de olho na acidez do produto. Quanto menos ácido, melhor. Entretanto, esse teor não está relacionado ao sabor, mas sim à quantidade de ácidos graxos livres em relação ao ácido oleico. Quanto menor a proporção, melhor é o azeite, já que o ácido oleico tem papel fundamental na eliminação do mau colesterol pelo fígado. Segundo o Conselho Oléicola internacional (COI), só são próprios para consumo humano azeites com acidez máxima de 2%.

 

Fonte: www.josapar.com.br

 

Leia também:

 

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que a acne pode afetar os adultos? Portanto, para combater esse problema, aposte em um tratamento ortomolecular que traz muitos benefícios!

Estilo de vida

Surto da hepatite A torna importante a conscientização e o conhecimento sobre os métodos de prevenção e cuidados necessários

Estilo de vida

Patologia que atinge uma parcela da população causa coceira e irritações oculares, podendo gerar graves complicações. Conheça as causas do olho seco

Estilo de vida

Você conhece os benefícios da natação? Sabia que, além de ajudar emagrecer, também pode ser uma opção para o tratamento de hipertensos?

Estilo de vida

Doença muito comum em pessoas da terceira idade, o distúrbio é desencadeado pela perda da massa muscular. Conheça as causas da sarcopenia

Moda & Beleza

Quer dar uma mudada no visual e dar uma cara de elegante para os fios curtos? Aposte na tendência do corte chanel ondulado e cacheado!

Moda & Beleza

Ja imaginou usar camiseta por baixo do vestido? A tendência chegou para ficar! Veja fotos e inspire-se na combinação do slip dress com camiseta!

Estilo de vida

Quer conquistar aqueles tão sonhados "gominhos" no abdome? Aprenda a fazer abdominais para perder barriga e elimine o excesso de gordura!