Connect with us

O que você está procurando?

Surto da hepatite A torna importante a conscientização e o conhecimento sobre os métodos de prevenção e cuidados necessários
- O vírus da hepatite A é transmissível e precisa de precauções higiênicas para evitá-lo. FOTO: Shutterstock

Hepatite A: conheça os sintomas, transmissão e tratamentos

Surto da hepatite A torna importante a conscientização e o conhecimento sobre os métodos de prevenção e cuidados necessários

O índice de pessoas infectadas com o vírus da hepatite A cresceu expressivamente em 2017, o que torna o momento relevante para conscientizar a população sobre as medidas preventivas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, foram registrados cerca de 600 casos da doença entre janeiro e outubro. O alerta é ainda maior para o público masculino, que representa 87% dos infectados pelo vírus.
A hepatite A é causada por um agente viral que desencadeia uma inflamação no fígado. Geralmente a recuperação acontece de maneira natural e, em casos mais raros, podem acontecer complicações, que exigem internação e, até mesmo, ocasionam insuficiência hepática. Diarreia, náuseas, vômitos, dores no corpo e mal-estar estão entre os sintomas mais comuns, o que muitas vezes pode fazer com a doença seja confundida com gastroenterites virais.

Quando os sintomas inicias desaparecem, adultos e idosos podem desenvolver a fase ictérica – caracterizada pela pele amarelada, urina escura e fezes esbranquiçadas. “A fase ictérica costuma durar semanas e depois há uma fase de convalescência, na qual o paciente se recupera com melhora da icterícia. Contudo, isso pode levar meses e ainda assim haver recorrência da doença”, explica o clínico geral da Cia. da Consulta José Eduardo Riceto.

Uma dieta com menos gorduras e bebidas alcoólicas evitará o surgimento de complicações no fígado. FOTO: Shutterstock

Uma dieta com menos gorduras e bebidas alcoólicas evitará o surgimento de complicações no fígado. FOTO: Shutterstock

Transmissão da hepatite

Ele explica que a proliferação do vírus está ligada diretamente às estruturas sanitárias locais e condições de higiene. Isso porque a sua transmissão acontece por via fecal-oral, ou seja, a ingestão de alimentos ou líquidos contaminados por resíduos fecais ou contato pessoal. “Há grande quantidade de vírus nas fezes dos pacientes acometidos por esta doença e eles podem ser eliminados duas semanas antes e até 2 semanas depois do início da icterícia (pele de cor amarela) que a doença pode causar”, alerta Riceto.

Como tratar?

Não existe um tratamento específico para hepatite A, mas uma dieta com menos gorduras e bebidas alcoólicas evitará o surgimento de complicações no fígado. O maior aliado contra a doença é a prevenção, que pode acontecer por meio de vacinas ou de atitudes simples no dia a dia. “A prevenção é feita com medidas básicas de higiene, evitando ingerir água não tratada e alimentos potencialmente contaminados. Além disso, pacientes com a doença devem ter cuidado com a higiene nos sanitários por conta da eliminação fecal do vírus”, indica o médico.

Assim, o próprio diagnóstico precoce da doença será uma maneira de impedir a proliferação do vírus – o que pode ser feito por meio de testes sorológicos capazes de detectar anticorpos específicos que atuam contra essa doença. Por isso, é importante ficar atento e fazer os exames de diagnóstico em caso de sinais de alerta.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: José Eduardo Riceto, clínico geral da Cia. da Consulta

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Patologia que atinge uma parcela da população causa coceira e irritações oculares, podendo gerar graves complicações. Conheça as causas do olho seco

Estilo de vida

Você conhece os benefícios da natação? Sabia que, além de ajudar emagrecer, também pode ser uma opção para o tratamento de hipertensos?

Estilo de vida

Doença muito comum em pessoas da terceira idade, o distúrbio é desencadeado pela perda da massa muscular. Conheça as causas da sarcopenia

Moda & Beleza

Quer dar uma mudada no visual e dar uma cara de elegante para os fios curtos? Aposte na tendência do corte chanel ondulado e cacheado!

Moda & Beleza

Ja imaginou usar camiseta por baixo do vestido? A tendência chegou para ficar! Veja fotos e inspire-se na combinação do slip dress com camiseta!

Estilo de vida

Quer conquistar aqueles tão sonhados "gominhos" no abdome? Aprenda a fazer abdominais para perder barriga e elimine o excesso de gordura!

Moda & Beleza

Quer retocar as sobrancelhas e ficar linda? Saiba como acertar o tom das sobrancelhas e harmonizá-las com sua cor de cabelo!

Entretenimento

Perdeu o programa e não sabe quem ganhou A Fazenda? Confira tudo o que aconteceu no último programa do reality, que foi exibido nesta quinta (7)