Está fazendo home office? Veja dicas de como manter a concentração

José Luiz Cunha, CEO do Organize Sua Vida, ensina como trabalhar em casa com disciplina e sucesso por meio de oito dicas de home office fundamentais

- Foto: Shutterstock

Com a expansão do coronavírus, o distanciamento social vem se tornando cada vez mais necessário e defendido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A limitação do contato entre as pessoas ajuda a reduzir a propagação da doença de forma acelerada, levando muitas empresas a dispensarem os seus funcionários para trabalharem via remoto, de casa. É nesse momento que, para ter sucesso, o empregado precisa conhecer algumas dicas de home office fundamentais.

Em entrevista ao Portal Alto Astral, José Luiz Cunha, CEO do site Organize sua Vida, afirma que manter a atenção e não ficar à toa tornam-se verdadeiros obstáculos quando a pessoa está no conforto do lar. Principalmente, se essa realidade é rara ou nova para o trabalhador.

Se esse for o seu caso, ou deseja redobrar a sua concentração nos próximos dias, confira estas indicações do profissional que facilitarão essa transição.

8 dicas para um home office melhor e mais produtivo

Defina seu ambiente de trabalho

De acordo com o especialista, o primeiro passo para ter um home office adequado é ter um cômodo separado. “Se você vai trabalhar em casa, considere o local específico para seu escritório, o seu espaço. A melhor opção é um local separado, que possa ter sua porta fechada. A vantagem de ser quarto é a possibilidade de se isolar quando necessário”.

Ele ainda ressalta que dependendo da sua atividade, você pode precisar de um ambiente diferente. “Você pode necessitar de um ambiente que ofereça mais ou menos tranquilidade, mais ou menos conforto. Planeje com cuidado e defina quais serão suas necessidades antes de resolver que tipo de móveis irá utilizar. Tudo vai depender das suas necessidades de trabalho, do espaço disponível e obviamente do tamanho do seu bolso”.

Liste prioridades e organize-se

O fundamental para o trabalho render em casa é definir prioridades e estabelecer horários. “Programe sua agenda e faça uma revisão ao final do ‘expediente’. Assim você pode começar o dia seguinte de forma mais organizada”, aponta José Luiz.

O profissional também destaca a limpeza como tópico chave entre as dicas de home office. “Só porque você trabalha em casa não significa que pode deixar as coisas bagunçadas. Mesmo que seus clientes nunca vejam seu escritório, você vê. Como se sente ao entrar em um local desorganizado? Você realmente sente vontade de trabalhar? O caos só tende a aumentar com o tempo. Arrume-se!“, ressalta.

Faça um planejamento

Para render bastante no trabalho, o ideal é se planejar e definir quais serão os materiais necessários para a sua rotina. “Faça uma lista dos itens essenciais para você, compre-os em quantidade suficiente para 30 dias pelo menos. Tenha o que for preciso em quantidade suficiente e estrategicamente colocado ou armazenado em sua mesa ou armário próximo, de forma a facilitar a sua vida e economizar o seu tempo”, aconselha o especialista.

Sobre a utilização de celulares e tablets, José Luiz enfatiza que é fundamental deixar apenas o que for ser utilizado: “Algumas tecnologias podem ser obrigatórias, como um computador, por exemplo. Outras podem ser desejáveis, pois ajudam a melhorar a sua produtividade, como uma conexão banda larga de alta velocidade. Tudo vai depender do tipo de atividade”.

Dentre as dicas de home office, o empresário enfatiza que é importante o trabalhador manter qualquer objeto que o possa distrair no decorrer da jornada bem distante. A mesma ideia vale para comidas!

 

Principais erros

Trabalhar em casa não é sinônimo de moleza. No entanto, muitas pessoas cometem o erro da “preguiça” e acabam se distraindo e deixando passar as metas e prazos estabelecidos.

Quando você trabalha em casa, na maioria das vezes o maior desafio é convencer todos ao redor de que você está trabalhando. Uma posição firme é essencial. Se um amigo telefona às 10 horas da manhã para falar de um assunto pessoal, diga-lhe: ‘Estou no meio de um projeto importante. Posso ligar para você à noite?’”, diz o Luiz.

Separe os horários

Não tente assumir seu papel de pai ou mãe e de profissional ao mesmo tempo. Se você precisa trabalhar enquanto suas crianças estão em casa, explique o que você está fazendo da forma mais clara possível e estabeleça alguns sinais físicos para indicar que você não pode ser interrompido, exceto em emergências.

Uma porta fechada ajuda bastante. Finalmente, comprometa-se a dedicar um tempo determinado aos seus filhos e cumpra a promessa.

Vista-se como se fosse ao trabalho

Pijamas foram feitos para dormir e não para trabalhar. Vista-se de maneira adequada, de forma a se sentir como se estivesse indo para o escritório ou outro local qualquer.

Sem incomodo

Se você vive com alguém, deixe-o saber quais são suas horas de trabalho e que você não quer ser perturbado durante essas horas. “Uma das melhores dicas para home office é colocar uma plaquinha na porta, escrito “Trabalhando” – além de ser bem engraçado“, comenta o profissional.

Ajuda de todos

Certifique-se que todos saibam que você está trabalhando e que não deve ser perturbado a menos que haja uma real emergência. Faça uma reunião de família para explicar seus horários e as regras para interrompê-lo.

Com essas dicas para home office, José Luiz afirma que não só o trabalhador conseguirá bater suas metas, como poderá expandir sua criatividade e produção.

Leia também:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência