Quais cuidados você tem que ter com a saúde no verão?

Conheça algumas dicas para te ajudar a aproveitar melhor a estação mais esperada do ano e não descuidar da saúde. Curta o verão sem problemas!

- Foto Shutterstock

Mais um ano se foi e agora é o momento de recarregar as baterias para aproveitar 2017 com toda energia e com a saúde em dia. Durante esse período, o verão vem com tudo, elevando as temperaturas e proporcionando dias de muito calor e sol. Mas, você sabe quais são os cuidados necessários que você tem que ter com a saúde durante essa época do ano? O Mundo dos Exames, plataforma que ajuda os pacientes a entender seus exames e encontrar os melhores prestadores utilizando ou não um plano de saúde, listou algumas dicas para te ajudar a aproveitar melhor a estação mais esperada do ano e não descuidar da saúde. Confira!

 

mulher bebendo agua verao cuidados saude

Foto Shutterstock

 

Desidratação

Nosso corpo perde líquidos e sais minerais durante o dia. Em média, perdemos 2,5 litros de água por dia, seja pelo suor, urina, pelas fezes e até pelo ato de respirar.  O verão e o aumento do calor intensifica a transpiração, que somada ao maior risco de consumir alimentos em más condições, contaminados ou mal conservados, podem desencadear diarreias e vômitos.

Sempre que suspeitar de uma desidratação utilize o soro com sais para reidratação oral. Ele é distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Caso não tenha acesso aos envelopes do soro, utilize o soro caseiro. Para providenciar é muito fácil: em um litro de água filtrada ou fervida previamente, adicione 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar. Na prática, as medidas representam uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar. Após a produção, é só consumir em doses pequenas, ao longo do dia. É importante ressaltar que a dose recomendada em caso de vômito é de 2ml por kg, e em caso de diarreia, 10ml por kg.

 

mulher protetor solar praia biquini cuidados saude

Foto Shutterstock

 

Insolação

A exposição excessiva ao sol é o principal fator causador da insolação. Seus sintomas envolvem a intensa falta de ar, dor de cabeça, tontura, náuseas, pele quente, avermelhada e seca. Mesmo sem exposição direta ao sol, é possível sofrer insolação. A areia, por exemplo, reflete os raios solares e pode causar o aumento da temperatura do corpo.

A melhor forma de evitar que isso ocorra durante o verão é utilizar protetor solar com regularidade, evitar os períodos de sol mais intenso (entre 10 e 16h fora do horário de verão) e se hidratar de maneira correta. Ao primeiro sinal de insolação, a pessoa deve procurar um local de sombra, longe dos raios solares para não prejudicar ainda mais a pele. Em casos mais graves de queimaduras e aumento da temperatura corporal, é necessário procurar atendimento médico.

Micoses

Nessa época, nossa transpiração aumenta, assim como o contato com a água de mar e piscina. Isso acaba deixando nossa pele mais úmida, criando condições favoráveis para micoses, causadas por fungos que se desenvolvem rapidamente. Os tipos mais comuns de micoses aparecem nas virilhas, pés e unhas. As micoses manifestam-se por pequenas lesões vermelhas na pele, que provocam descamação e coceira. Ao perceber o possível aparecimento é recomendado procurar um dermatologista, já que as micoses podem ser confundidas com outras doenças. 

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência