Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
O oftalmologista André Pamplona explica o que é, quais são os sintomas, como evitar e como tratar a conjuntivite, doença que é mais comum nos dias frios!
- Sempre consulte um oftalmologista antes de medicar-se! Foto: Shutterstock

Conjuntivite: aprenda a evitar essa doença típica do inverno

O oftalmologista André Pamplona explica o que é, quais são os sintomas, como evitar e como tratar a conjuntivite, doença que é mais comum nos dias frios!

A queda da temperatura favorece a proliferação de alguns tipos de vírus. Além disso, com o frio, há maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Isso aumenta a contaminação por muitas infecções, como a conjuntivite. O oftalmologista André Pamplona fala sobre as formas de contágio, prevenção e cuidados relacionados a esse problema.

O que é a conjuntivite?

Apesar de não ser grave, a conjuntivite incomoda porque é a inflamação de uma membrana externa e transparente que envolve os olhos, chamada de conjuntiva. Não importa a idade nem o sexo, qualquer pessoa pode contrair conjuntivite em qualquer época da vida.

mulher com olho vermelho por causa de uma conjuntivite.

Um dos sintomas mais comuns da conjuntivite é a vermelhidão nos olhos. Foto: Shutterstock

O que causa?

Existe mais de um tipo e cada uma é causada por um agente diferente. As infecciosas são as mais comuns e, na maioria dos casos, são de origem viral (geralmente, as que causam as epidemias) ou bacteriana.

As epidemias acontecem porque os vírus estão sempre em mutação, aumentando seu poder de contágio. “Entre as não infecciosas temos as conjuntivites químicas que se devem, por exemplo, a produtos químicos que inadvertidamente entram em contato com os olhos”, explica o oftalmologista.

Quais são os sintomas?

Eles dependem do seu causador e da imunidade do paciente. Os mais comuns são: vermelhidão, presença de secreção (mais intensa pela manhã), ardor, coceira e sensação de areia nos olhos. Os sintomas costumam diminuir em 10 dias, em média. Mas a conjuntivite viral pode durar de 7 a 30 dias.

Como evitar?

“O contágio da conjuntivite infecciosa se dá pelo contato com a secreção ocular contaminada”, informa o médico. Portanto, manter as mãos sempre limpas e evitar coçar os olhos quando elas estiverem sujas diminuem as chances de contaminação.

Se alguma pessoa da família estiver infectada, é importante separar objetos de uso pessoal, como toalhas e lenços, para que a inflamação não seja transmitida.

mulher com a cabeça levantada pingando colírio em um dos olhos.

Sempre consulte um oftalmologista antes de medicar-se! Foto: Shutterstock

Como tratar

Assim que os sintomas forem notados, é preciso procurar um médico para que ele receite o colírio certo para o seu caso. Até procurar o atendimento médico, você pode usar algumas receitinhas caseiras sem risco:

  • Limpe os olhos com soro fisiológico;
  • Faça compressas com água filtrada gelada para diminuir os sintomas.

Consultoria: André Pamplona, médico oftalmologista.

 

LEIA MAIS:

 

Advertisement

Estilo de vida

Saiba como as terapias alternativas, como a acupuntura, a homeopatia e a fitoterapia, podem ajudar no tratamento de doenças da tireoide!

Estilo de vida

Especialistas dão quatro dicas para melhorar o seu desempenho e parar de levar trabalho para casa. Produtividade, prazos e outras atividades podem ajudar!

Estilo de vida

São necessário apenas quatro passos para você aumentar a energia, segundo os especialistas. Confira o que fazer para ter mais disposição!

Estilo de vida

Você sabia que dá para manter as unhas saudáveis sem tirar a cutícula? Confira 4 dicas da profissional e tenha unhas saudáveis e bem feitas sempre!

Estilo de vida

Quando se trata de emagrecimento saudável, muitos mitos ficam ao redor do tema. O Rodrigo Polesso fala sobre alimentos naturais que auxiliam no processo

Estilo de vida

Especialista indica quais os reais vilões da alimentação e como mudar alguns hábitos para emagrecer de vez. Veja como não se enganar com dietas e alimentos

Casa & Decor

Use materiais reaproveitados para mudar o visual do seu lar! Veja na galeria como utilizar malas antigas na decoração e inspire-se

Casa & Decor

O tecido clássico voltou moderno e repaginado e é tendência em 2017. Confira inspirações e aposte no veludo na decoração do seu lar