Conheça os variados métodos de ensino escolar

São vários os métodos de ensino à disposição de todos. Descubra qual deles têm mais a ver com seus filhos e com as suas perspectivas

- FOTO: Shutterstock.com

O método de ensino mais comum nas escolas brasileiras é o tradicional. Com giz, lousa, foco no professor e carteiras, é baseado na quantidade de conteúdo absorvido pelo aluno, com avaliações para medir o sucesso do que foi aprendido. Porém, existem outros métodos que atraem cada vez mais interesse dos pais e mães. Conheça alguns deles.

Conheça os variados métodos de ensino escolar

FOTO: Shutterstock.com

Métodos de ensino escolar

Construtivismo

Nele, o desenvolvimento cognitivo acontece de forma gradual, na medida em que a criança é a protagonista da construção do conhecimento. “O saber é partilhado através do levantamento de hipóteses, resolução de problemas e busca da autonomia dos alunos” explica Helga Cezar, assessora pedagógica da Saraiva. Valoriza: a independência, o pensamento crítico, e fazer coisas novas ao invés de repetir o que já existe.

Waldorf

O método defende que os estudantes possuem etapas de desenvolvimento, não focando em conteúdos a serem transmitidos. “Não há uma exigência do desenvolvimento intelectual logo cedo, pois a criança, antes de tudo, tem o direito de brincar”, afirma a pedagoga. Valoriza: tempo de aprendizado do aluno, atividades artísticas como estímulo ao pensamento criativo, o empenho diante de uma tarefa e não só o resultado.

Paulo Freire

Este estudioso pernambucano elaborou a conhecida Educação Libertadora, na qual o maior objetivo é incentivar a capacidade crítica do aluno. Para ele, o professor deve levar os jovens a conhecer conteúdos, mas não de forma absoluta. Valoriza: papel do aluno como agente transformador, a escola como um espaço de socialização libertadora e não opressora.

Montessoriano

Fundada pela educadora italiana Maria Montessori, o método concilia o conhecimento que o aluno já tem com novos conceitos. “As atividades em sala de aula levam em conta o ritmo da criança. Inclusive, são usados vários materiais para estimular a aprendizagem”, fala Helga Cezar. Valoriza: direito de escolha da criança, autoformação para levar a alunos mais independentes e confiantes.

 

Leia também:

Veja 5 passos para se concentrar melhor

7 dicas para aprender cada vez melhor

Texto: Carolina Vieira – Edição: Victor Santos

Consultoria: Helga Cezar, assessora pedagógica da Saraiva.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência