Connect with us

O que você está procurando?

Organizar as finanças pessoais é importante para evitar dívidas
- Foto: Shutterstock Images

Como organizar melhor o seu dinheiro

Organizar as finanças pessoais é importante para evitar dívidas

Cabe a cada pessoa identificar a forma mais prática para definir como organizar suas finanças, mas o importante mesmo é saber de onde vem e para onde vai o dinheiro. “A chave para dar certo é ser simples, para que se torne um hábito. Quando a forma de controlar os gastos é complicada, dificilmente a pessoa consegue manter a organização no médio e longo prazo”, afirma a diretora comercial Carla Abreu.

Classifique seus gastos

Antes de começar a organizar as finanças, é preciso ter em mente cada tipo de gasto para, assim, conseguir interpretar toda sua movimentação. Confira!

organizar

Foto: Shutterstock Images

1. Gastos fixos
Responsável pela maior parte do orçamento, os gastos fixos são aqueles difíceis de fugir e até essenciais para a vida, como aluguel ou prestação da casa própria, alimentação, luz, água, telefone, transporte, etc. Na hora de ajustar as finanças, é preciso ter em mente que é mais complicado abrir mão dos gastos fixos ou até mesmo reduzi-los.

2. Entretenimento e gastos eventuais
Nem só de trabalho vive o ser humano, e o salário não deve ser gasto somente para pagar contas. Na medida do possível, atividades de lazer devem ser incentivadas, como ir ao cinema, comer em um restaurante bacana ou viajar nas férias. Este tipo de gasto não deve comprometer grande parte do orçamento, no entanto, é importante para o bem-estar do indivíduo. Com planejamento, é possível, sim, ter momentos de entretenimento.
Além disso, alguns gastos podem surgir eventualmente, como a troca de óleo do carro, a compra de um presente de aniversário ou a aquisição de uma roupa para uma ocasião especial.

3. Reserva
Apesar de negligenciada por muitas pessoas, definir uma quantia da renda para a reserva econômica, seja ela na poupança, em aplicações ou outro tipo de investimento, é muito importante para não ser pego de surpresa em situações inesperadas, como doenças ou desemprego, além de ajudar na aposentadoria. “É preciso cuidar da proteção financeira paragarantir que a renda dos provedores estará segura não só para formar uma reserva para a aposentadoria, como também em casos de morte prematura ou uma invalidez para o trabalho. Esses riscos são inerentes ao nosso dia a dia e podem comprometer os planos de uma família caso não sejam cuidados devidamente”, explica a diretora comercial Carla Abreu.

 

LEIA MAIS

 

Consultoria: Carla Abreu, diretora comercial Regional Leste da seguradora Mongeral Aegon
Texto: Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Organizar as contas é o primeiro passo para ter suas finanças sob controle

Estilo de vida

O segredo para não ficar no vermelho é ter planejamento com seu dinheiro

Estilo de vida

Jogos de videogame e educação infantil sempre foi um assunto com opiniões divergentes entre os pais. Veja qual o efeito desses jogos no cérebro das crianças

Estilo de vida

Seu filho tem alergia alimentar? Saiba o que fazer quando ele não pode ingerir certos alimentos.

Estilo de vida

No mês de outubro, o canal Gloob irá exibir mais de 40 filmes infantis em sua programação! Confira quais serão e divirta-se com as crianças.

Estilo de vida

Muitos casamentos passam por algumas dificuldades ao longo do tempo. Confira dicas para transformar seu marido em um príncipe e ser feliz no amor!

Estilo de vida

Está pensando em começar a correr mas está cheia de dúvidas? Desvendamos 12 mitos e verdades para você correr sem grilos na cabeça.

Estilo de vida

De caixinha, em pó, polpa ou concentrado? Entenda quais os melhores e os piores tipos de sucos que estão disponíveis nos mercados!