Connect with us

O que você está procurando?

Você sabia que a cirrose tem outras causas além do excesso de bebida alcoólica? Saiba mais sobre como ela age, seus sintomas e tratamentos.
- A cirrose faz com que o fígado deixe de exercer suas funções Foto: Shutterstock

Cirrose: saiba mais sobre a doença e seus riscos

Você sabia que a cirrose tem outras causas além do excesso de bebida alcoólica? Saiba mais sobre como ela age, seus sintomas e tratamentos.

A cirrose hepática é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea no órgão. Além de causar insuficiência do fígado, ela pode causar também hipertensão do “sistema porta” com formação de varizes no esôfago e risco de sangramento digestivo.

A doença pode ser causada por infecções ou inflamação crônica no fígado. Com isso, o fígado produz tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Isso faz com que ele deixe de desempenhar suas funções normais, entre elas a produção de bile (agente emulsificador de gorduras), a manutenção do nível de açúcar no sangue, produção de proteínas, além de deixar de metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos.

Causas e sintomas

A cirrose é mais comum entre homens acima dos 45 anos, mas também pode acometer as mulheres. A ingestão abusiva de álcool aumentou bastante o número de portadores da doença nos últimos anos,  mas essa não é a única forma de desenvolvê-la. Na verdade, a cirrose pode ter muitas causas. Problemas hereditários podem causar a doença em crianças. Em adultos, pode ser provocada pelos vírus das hepatites B e C, por uso de determinados medicamentos e pela hepatite autoimune.

Com poucos sintomas específicos, a cirrose costuma ser silenciosa, manifestando-se apenas em estágio já avançado. Os principais são:

  • náuseas
  • vômitos
  • perda de peso
  • dor abdominal
  • fadiga
  • fígado aumentado
  • olhos e pele amarelados (icterícia)
  • urina escura
  • perda de cabelo
  • inchaço (principalmente nas pernas)

Em casos mais avançados pode ocorrer a encefalopatia hepática (síndrome que provoca alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado). No entanto, durante muito tempo a doença pode evoluir sem causar sintomas.

A cirrose é irreversível e pode ser fatal! Portanto, é de grande importância fazer o diagnóstico precoce e começar o tratamento o mais depressa possível. Segundo o Dr. Drauzio Varella, a primeira coisa a fazer diante do diagnóstico de cirrose é eliminar o agente agressor, no caso de álcool e drogas, ou combater o vírus da hepatite e para casos mais graves, o transplante de fígado pode ser a única solução para a cura definitiva da doença.

 

Fonte: DrauzioVarella.com.br

 

LEIA TAMBÉM

 

 

 

Advertisement

Estilo de vida

As saladas detox são opções práticas e rápidas de fazer, e dão uma superajuda na dieta. Além disso, elas desintoxicam o organismo. Confira algumas ideias!

Estilo de vida

Você sabia que os benefícios do cravo-da-índia vão muito além da culinária? Aqui você vai aprender para que ele serve e quais são as suas propriedades!

Estilo de vida

Elimine as toxinas do organismo e previna algumas doenças com uma alimentação detox. Veja 10 alimentos que pode ajudar nessa missão!

Estilo de vida

O sal é um dos temperos mais comuns e mais utilizados com certeza. Porém, ele possui desvantagens para a saúde. Confira algumas dicas para substitui-lo.

Estilo de vida

A virose é muito detectada ao longo de todo o ano. Mas quais são as suas causas e por que ela é tão comum? Saiba mais sobre a doença!

Estilo de vida

Suas refeições podem ficar ainda mais atrativas de uma forma simples: com a inclusão de saladas criativas ao dia a dia. Aprenda cinco receitas e aproveite!

Estilo de vida

Você começa a sentir aquela dor de dente, mas está no fim de semana e longe do dentista. O que fazer? Conte com a ajuda de remédios caseiros!

Estilo de vida

Adicionar sucos e shakes no plano de emagrecimento diário pode dar aquela turbinada para quem quer exterminar os pneuzinhos