Cérebro nota 10: ter fé ajuda a expressar melhor as emoções

Cérebro nota 10: seguir uma religião ou expressar sua fé pode oferecer vários benefícios à mente, segundo duas pesquisas científicas

- Mulher, mãos sobre a Bíblia, segurando terço, oração, religião

Seguir uma religião é uma escolha pessoal, mas está comprovado que ter fé e crer em Deus trazem benefícios físicos além dos psicológicos. A explicação para esse fenômeno está na nossa estrutura neurológica. O médico Andrew Newberg, especializado em neurofisiologia da experiência religiosa, pesquisou, por meio de tomografias computadorizadas, como a oração se manifesta no cérebro.

Imagem: iStock / Getty Images

Mulher, mãos sobre a Bíblia, segurando terço, oração, religião

O estudo revelou que as experiências de fé envolvem emoção e conhecimento tanto interior quanto de regras, utilizando áreas diferentes do cérebro, e agindo em toda sua estrutura. O lobo frontal cuida de nossas vontades e relaciona-se à memória e às emoções; o lobo parietal controla a autocrítica, enquanto o sistema límbico e o hipotálamo cuidam das reações emotivas.

Os benefícios estão nas alterações do lobo frontal e do sistema límbico. Pessoas que têm fé em Deus conseguem controlar mais suas emoções e expressá-las de maneira clara, além de ter uma melhor convivência social. A tensão muscular é reduzida e gera menor risco de doenças do coração, além de diminuir a ansiedade, a depressão e a irritabilidade. Também aumenta a capacidade de aprendizagem, memória e estabilidade emocional, fundamentais para a preservação dos neurônios.

Outra pesquisa, desenvolvida por Jordan Grafman, do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame (EUA), revelou que o pensamento religioso já é uma predisposição do cérebro humano. Ele analisou 40 pessoas (religiosas e não religiosas) enquanto liam frases que confirmavam ou confrontavam a crença em Deus e descobriu que as partes ativadas durante a leitura de frases de fé eram as mesmas usadas para expressar as emoções. A ressonância magnética comprovou maior oxigenação do cérebro nesse momento.

As experiências religiosas são percebidas pelo próprio organismo diante de alterações hormonais e do sistema imunológico e nervoso, levando à diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão sanguínea e do estresse. Essas características diminuem a pressão sobre o cérebro e auxiliam na sua longevidade.

 

Especial – Cérebro Nota 10:

Cérebro nota 10: Jogue Angry Birds contra o Alzheimer

Cérebro nota 10: meditar previne depressão e estresse

Cérebro nota 10: dar presentes melhora seus neurônios

Cérebro nota 10: comer menos pode prevenir Parkinson e Alzheimer

Cérebro nota 10: ócio criativo para melhor saúde mental

Cérebro nota 10: ouvir música pode recuperar leões cerebrais

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

Cérebro nota 10: jogar videogame melhora habilidades motoras e visuais

Cérebro nota 10: Evite AVC tomando champanhe

Cérebro nota 10: o que atrapalha seu funcionamento?

Texto: Helena Ometto / colaboradora – Edição: Ricardo Piccinato

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência