Mande o estresse para longe!

O estresse é um distúrbio bastante comum entre o grande público, ainda mais com o dia a dia cada vez mais corrido. Veja como combater esse transtorno

None
FOTO:Júlio Ricco/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 19:08
Atualizado às 11:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Respiração descontrolada, arritmia cardíaca, humor instável e insônia são apenas alguns dos sintomas que o estresse pode causar se não for regulado. Por isso, procurar praticar exercícios que vão diminuir um pouco o ritmo da sua rotina é essencial para você poder relaxar mais e manter os níveis de estresse sob controle.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe, separamos algumas dicas de atividades para você praticar!

5 atividades para combater o estresse!

1. Ioga

Além de auxiliar na respiração e no bom desempenho do sistema nervoso, a técnica ainda proporciona o aumento da concentração e a diminuição da ansiedade. A prática de ioga pode ser uma grande aliada para prevenção dos quadros de depressão, por todos os seus benefícios já conhecidos.

“Recentemente, uma pesquisa americana evidenciou que a prática do ioga aumentava os níveis de um neurotransmissor (o GABA), em até 27%, o mesmo que está diminuído nos quadros de depressão e ansiedade. Para uma aplicação mais terapêutica, temos a prática da iogaterapia, em que o paciente é atendido por um iogaterapeuta que fará uma avaliação e montará uma estratégia individual para aquele paciente”, conta o instrutor de ioga e meditação Salvador Hernandes.

mulher ioga contra estresse

FOTO: Júlio Ricco/Colaborador

2. Cinesiologia aplicada
Também conhecida como terapia do toque, por meio de um teste muscular, essa técnica consegue descobrir os bloqueios existentes nos músculos, órgãos e meridianos e, assim, combater os desequilíbrios energéticos do corpo. O método é indicado em casos de depressão, ansiedade, estresse e outros problemas emocionais.

3. Cristaloterapia
Basicamente, a técnica emprega o uso terapêutico de cristais, pedras comuns e semipreciosas nos centros de energia do corpo, mais conhecidos como os chakras. De acordo com a terapia, essa energia é capaz de revitalizar os sete chakras principais, fortalecendo corpo, mente e espírito.

4. Thetahealing
É uma técnica de cura energética que ensina a identificar e mudar crenças e padrões bloqueadores, criando uma nova realidade para a vida.“Trata-se de um processo de meditação que promove cura física, psicológica e espiritual”, explica a terapeuta Cristiane Mariano.

Esse procedimento ocorre enquanto o cérebro se encontra no estado de frequência theta. Uma vez que as crenças são eliminadas, vários benefícios podem ser notados, como controle do estresse e da ansiedade, superação de medos e fobias, aumento da confiança e da autoestima.

5. Massoterapia
Por meio de movimentos precisos, realizados com as mãos, braços, pés ou aparelhos e equipamentos especiais em pontos estratégicos do corpo, o terapeuta promove o bem-estar físico e o relaxamento do paciente. A técnica é bem-vinda quando o assunto é estresse.

Leia também

Mindfulness: meditação contra estresse e ansiedade

Massagem nos pés pode trazer benefícios para sua saúde

Preconceito aumenta em quatro vezes o risco de ansiedade

Texto: Paula Santana – Edição: Giovane Rocha

Consultorias: Cristiane Mariano, terapeuta; Salvador Hernandes,  instrutor de ioga e meditação