Connect with us

O que você está procurando?

Os alimentos fontes de carboidratos precisam ser eliminados da dieta de quem deseja emagrecer? Descubra se isso é verdade ou não passa de um mito!
- O mais indicado é consumir os alimentos fontes de carboidratos complexos, por serem mais saudáveis. FOTO iStock.com/Getty Images

Carboidratos são mesmo os vilões do emagrecimento? Descubra!

Os alimentos fontes de carboidratos precisam ser eliminados da dieta de quem deseja emagrecer? Descubra se isso é verdade ou não passa de um mito!

Pergunte para uma pessoa que está querendo emagrecer, quais os alimentos que ela cortou do cardápio. Além da gordura, é bem provável que os carboidratos estejam entre as restrições. Mas será que essa atitude realmente é indicada ou não tem tanto embasamento assim?

“Os carboidratos são considerados vilões do emagrecimento porque é normal que as pessoas elejam um alimento que faz mal em vez de reeducarem a alimentação. Durante muito tempo, por exemplo, as gorduras foram eleitas como prejudiciais ao processo de emagrecimento. Com isso, houve a redução do consumo de gorduras e um aumento na ingestão de carboidratos. E desde então, a indústria passou a refinar cada vez mais os alimentos, o que agradou ainda mais o paladar dos consumidores”, esclarece a nutricionista esportiva Dayana Araújo.

Os pães são fontes de carboidratos e, por isso, precisam ser consumidos com moderação.

Os pães são fontes de carboidratos e, por isso, precisam ser consumidos com moderação. FOTO iStock.com/Getty Images

Onde encontrar os carboidratos?

Você sabe dizer em quais alimentos os carboidratos são encontrados? É bem possível que muitos respondam que em pães, bolos, arroz ou macarrão. Entretanto, sua presença se estende a uma lista mais extensa. “Os carboidratos estão presentes em quase todos os alimentos, em grandes ou pequenas fontes, simples ou complexos. Então, muito se engana quem acha que eles estão presentes apenas em massas em geral. Eles são também encontrados em frutas, leguminosas, verduras e legumes”, acrescenta a nutricionista Stéphanie Robi. É preciso consumi-los em todas as refeições, isto é, uma alimentação equilibrada deve conter entre 6 a 11 porções de alimentos desse grupo.

Aliados da malhação

Os carboidratos devem estar presentes no plano alimentar tanto de pessoas que se exercitam todos os dias quanto de quem ainda não é adepto dos exercícios físicos. Isso porque esse tipo de nutriente, quando ingerido, é metabolizado até se transformar em glicose. A partir daí, o organismo vai utilizá-la para a produção de energia, o principal combustível para o corpo. Além disso, os carboidratos preservam a massa muscular e potencializam o efeito dos exercícios físicos.

Consultoria Dayana Araújo, nutricionista esportiva; Stéphanie Robi, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que o consumo excessivo de leite de vaca pode causar anemia? Não? Entenda mais sobre o assunto e veja algumas dicas de como prevenir a doença!

Estilo de vida

O câncer de próstata é uma doença que afeta cada vez mais homens e precisa ser diagnosticada precocemente para aumentar as chances de cura

Estilo de vida

As doenças psicossomáticas ainda são pouco conhecidas por muitas pessoas, mas devem ser tratadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Estilo de vida

Você possui dificuldade para enxergar de longe? Sente dor de cabeça e que seus olhos estão cansados? Esses são alguns dos sintomas da miopia.

Estilo de vida

A malária ainda é responsável por causar várias mortes atualmente, principalmente na África. Descubra um pouco sobre essa doença e veja como proteger-se!

Estilo de vida

Existem alguns aplicativos para diabetes que têm como principal objetivo auxiliar a vida de seus usuários. Confira a seguir!

Estilo de vida

O cérebro precisa ser estimulado frequentemente e você pode contar com a ajuda da tecnologia. Confira opções de aplicativos para desenvolver habilidades!

Estilo de vida

Você já se perguntou se a insônia atinge mais mulheres? Descubra se isso é mesmo verdade e conheça um pouco mais esse problema