Praticar musculação pode até parecer uma tarefa difícil para quem ainda não conhece a modalidade. Porém, na verdade, apesar das dores no corpo vindas com as primeiras semanas de treino, a satisfação desse tipo de exercício é ótima, já que o bem-estar após praticá-lo é excelente, e os resultados são bem rápidos!
“A prática de exercícios traz muitos benefícios para saúde física e mental das pessoas. Com a musculação não é diferente. Ao praticar, os músculos ficam mais fortes e tonificados, a postura melhora, funções do organismo (como o funcionamento do intestino) ficam melhores… Além de que, é claro, existe uma queima de gorduras e um fortalecimento ósseo”, pontua a personal Trainer Roberta Gabriel. Conheça melhor os benefícios da musculação!

Se seguidos com a frequência indicada pelos especialistas, a musculação tende a trazer resultados rápidos! Shutterstock
Saúde blindada
Uma série de doenças pode ser prevenidas com a prática regular da musculação. Além disso, a autoestima se eleva significativamente, já que o corpo fica durinho e o peso extra vai embora rapidinho se você tiver disciplina e unir os exercícios a uma reeducação alimentar recomendada por um especialista em nutrição. “Os exercícios de musculação reduzem a pressão arterial, o tecido adiposo, e proporcionam um aumento da massa muscular (hipertrofia). Além disso, proporcionam uma melhor mobilidade para a realização das atividades diárias, fortalecimento muscular e articular, ajudar a corrigir eventuais desequilíbrios da musculatura na reabilitação e prevenção de contusões e também melhora o tratamento (ou até previne) certas doenças, como diabetes, obesidade e osteoporose. E, como se não bastasse tudo isso, também modela e define o corpo”, esclarece a personal trainer Suelen Da Silva Gomes De Moraes.
Vá no seu ritmo
Tem muita gente que começa a academia e já quer fazer todas as atividades de uma vez: ir na musculação, já ficar para uma aula aeróbica, como zumba ou jump, e, quem sabe, mais um treininho “básico” de abdominal ou glúteos. Saiba que não adianta sobrecarregar o corpo e, depois, não ter condições de malhar o restante da semana!
O mais indicado é intercalar os dias entre treinos aeróbicos e anaeróbicos; mas cada corpo é um corpo, e cada saúde uma saúde. Por isso, converse previamente com seu médico e personal trainer para saber qual treino é o mais adequado para você. Assim, não tem erro!

É muito importante ir no seu ritmo, ou seja, levantar os pesos que aguenta, sem se sobrecarregar. FOTO: Shutterstock
Envelheça com saúde!
Como sempre ouvimos dos especialistas da área da saúde, não existe um remédio mágico para chegar à terceira idade de uma maneira saudável. Isso significa que, ao longo da vida, a alimentação precisa ser equilibrada, os maus hábitos, como tabagismo e alcoolismo, devem estar fora da rotina e, além disso, o corpo necessita estar em movimento. E é aí que a musculação mostra seu papel!
“É importante que o indivíduo saiba que quanto melhor ele cuidar da sua independência, maior autonomia terá. O envelhecimento ativo é uma escolha individual. Partindo desse princípio, a atividade física regular é sempre bem-vinda em qualquer momento da vida, leve ou moderada, aeróbica ou de resistência, visando o ganho de massa muscular, além de ser uma atividade lúdica. O exercício fortalece a musculatura, trazendo de volta a segurança e confiança ao andar, por exemplo”, pontua a psicóloga Cláudia Otani.
LEIA TAMBÉM
- Conheça os benefícios da batata-doce, sucesso para quem pratica atividades físicas
- Dicas para potencializar os resultados da academia
- 5 motivos para você voltar a malhar sem desculpas!