Veja atividades que ajudam a estimular o autista

Atividades como fisioterapia e fonoaudiologia são fundamentais no tratamento do autismo. Conheça mais métodos que auxiliam nesse processo

- FOTO: iStock.com/Getty Images

Os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) dificultam diversos aspectos da vida da pessoa, sejam físicos, comportamentais ou psicológicos. Desse modo, para garantir uma melhor qualidade de vida, o acompanhamento multiprofissional é recomendado. Confira atividades que ajudam a estimular o autista.

Sessões de fonoaudiologia

Uma das características presente no diagnóstico do autismo são as alterações de fala e linguagem que, por consequência, acabam prejudicando a comunicação. “O fonoaudiólogo é o profissional que traça estratégias para favorecer a aquisição da linguagem, bem como tratar os transtornos relacionados à fala e à linguagem”, explica a fonoaudióloga Danielle Damasceno.

A reabilitação neuropsicomotora que a fonoaudiologia e a fisioterapia proporcionam é muito importante para as pessoas com TEA, pois atuam nos polos de transtorno, linguagem, comunicação e, portanto, no convívio social.

menino cobrindo rosto atividades autismo

FOTO: iStock.com/Getty Images

Benefícios da fisioterapia

Crianças com autismo muitas vezes têm dificuldades motoras e, por esta razão, o fisioterapeuta é o profissional habilitado para reabilitar os movimentos que estão causando problemas funcionais, como a dificuldade para sentar, correr e pular. Além disso, ele pode trabalhar também a falta de tônus muscular, a coordenação dos movimentos e o equilíbrio.

Atividades físicas

Sabe-se que praticar exercícios físicos é importante para a saúde em geral. No caso das pessoas com TEA, a prática de atividades pode contribuir, além da saúde, com as habilidades mentais e sociais. “Os exercícios podem ajudar a maximizar a comunicação e melhorar a convivência e a socialização”, comenta Roberto Debski.

Além disso, uma grande quantidade de pessoas diagnosticadas com o autismo possui apraxia, uma desordem neurológica que provoca a perda da capacidade de executar e coordenar os movimentos corporais. Nestes casos, as atividades físicas são fundamentais para o desenvolvimento e a melhora das habilidades motoras corporais e, consequentemente, de fala.

Trabalhando com as sensações

O Snoezelen/MSE é uma metodologia de trabalho dentro da estimulação multissensorial. A técnica conta com um ambiente com equipamentos e materiais cujo objetivo é estimular a pessoa autista pelos sentidos – tato, paladar, visão, audição, olfato e propriocepção, que é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação.

“Os indivíduos com TEA, muitas vezes, apresentam dificuldades sensoriais significativas como a hiperacusia (hipersensibilidade auditiva), intolerância ao contato físico, rejeição por algumas texturas de tecidos ou de alimentos, incluindo preferências por temperaturas elevadas, bem como acentuadas no tempero (apimentadas). Além desses fatores, podem ocorrer, também, casos de agitação psicomotora ou os chamados ‘problemas no comportamento’”, explica Eder Ricardo da Silva, coordenador do Centro de Snoezelen/MSE no estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Entrevistas: Jéssica Pirazza e Natália Negretti/Colaboradoras

Consultorias: Danielle Damasceno, fonoaudióloga; Eder Ricardo da Silva, coordenador do Centro de Snoezelen/MSE no estado de São Paulo; Roberto Debski, psicólogo

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência