Connect with us

O que você está procurando?

Assim que os sintomas aparecerem, procure um oftalmologista para identificar a origem da doença e, assim, aliviar o desconforto da conjuntivite
- É importante identificar o tipo de conjuntivite indo ao oftalmologista para que o tratamento correto seja feito. FOTO: Shutterstock.com

Aprenda a aliviar o desconforto da conjuntivite e como evitar o contágio

Assim que os sintomas aparecerem, procure um oftalmologista para identificar a origem da doença e, assim, aliviar o desconforto da conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente que protege e lubrifica o olho na região das pálpebras. Normalmente causada por infecções virais – adquiridas pelo contato direto como tosses, espirros e mãos contaminadas com a secreção de pessoas que já possuem o vírus -, ela também pode ser causada por infecções bacterianas e até mesmo por alergias. Saiba como aliviar o desconforto da conjuntivite e evitar que o problema se espalhe!

Vírus x bactérias

“Os sintomas vão além dos olhos vermelhos, há também a secreção, prurido ocular, inchaço nas pálpebras, sensibilidade à luz, sensação de areia e visão borrada”, afirma a médica Michele Wong. Por meio do exame lâmpada de fenda, é possível observar se a infecção é viral ou bacteriana. “O que vemos são sinais na conjuntiva que indicam se é viral ou bacteriana. A presença de secreção líquida fala mais a favor de vírus e secreção mais espessa, de bactérias”, complementa.

Cuidado do problema

“Nos casos virais, o problema tende a desaparecer por completo em no máximo 3 semanas. São tratados apenas os sintomas, com a utilização de soro fisiológico para a lavagem, compressas frias e lubrificantes que conseguem amenizar o desconforto e a irritação”. Não adianta usar colírios antibióticos, pois esses remédios são usados apenas para tratar os casos de infecção bacteriana, além de causar resistência à uma possível infecção futura.

Na conjuntivite bacteriana, depende do agente causador. Michele explica que em alguns casos é necessário mandar material para o laboratório e identificar qual a bactéria. Na maioria das vezes o tratamento, além de soro fisiológico, também será com colírio antibiótico. Em alguns casos mais graves há a necessidade de utilizar antibióticos orais e até mesmo intravenoso, dependendo da bactéria.

Atenção ao próximo

A conjuntivite viral pode causar epidemias nos locais de trabalho, escolas e piscinas. A disseminação dessa doença é altamente contagiosa, sendo facilitada pela capacidade das partículas dos vírus sobreviverem em superfícies secas por semanas e pela dispersão do vírus ocorrer muito antes dos sintomas de conjuntivite. Para evitar a transmissão, é fundamental lavar as mãos com frequência, não colocar a mão no olho, não coçar, não compartilhar lençóis, toalhas, objetos pessoais e evitar piscina sem tratamento da água.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Michele Wong, oftalmologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Moda & Beleza

Está vontade de mudar o visual? Invista nos cabelos ruivos, tonalidade poderosa que vai deixar seus fios muito charmosos!

Moda & Beleza

Com esse tempo que não decide se faz frio ou se faz calor, que tal apostar em look de meia estação super descolado? Veja a combinação vestido e botinha

Moda & Beleza

Os cabelos da superssérie da Globo estão dando o que falar! Confira as franjas de Os Dias Eram Assim e escolha a sua preferida para mudar o visual!

Entretenimento

Maisa desabafou sobre situação constrangedora com Dudu Camargo no Programa Silvio Santos: "Até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo?"

Receitas

Para tornar sua sobremesa junto dos familiares um momento ainda mais especial, sirva esta deliciosa Torta alemã cremosa! Todos vão adorar e pedir bis!

Moda & Beleza

Usar lenços nos cabelos é uma maneira prática de valorizar o visual e ainda dar um jeito naqueles fios rebeldes. Invista!

Receitas

Bolinhos de paçoca são a perfeita combinação de paçoca com o recheio de paçoca, o sabor é surpreendente e vai fazer você receber diversos elogios

Moda & Beleza

Cortar gastos desnecessários é o primeiro passo para começar a poupar! Aprenda a fazer as unhas em casa e não gaste mais com manicure!