3 alimentos poderosos para dar energia e afastar o cansaço

Manter uma dieta equilibrada é o requisito principal para esbanjar saúde e ter mais disposição para encarar as atividades diárias com muita energia.

- Foto: iStock e Getty Images

Manter uma dieta equilibrada e saudável é o requisito principal para esbanjar saúde e, consequentemente, ter mais força e disposição para encarar as atividades diárias com muita energia. Na maioria das vezes, o cansaço que é atribuído ao estresse do dia a dia, na verdade, tem outra causa: a má alimentação.

“Os hábitos alimentares interferem muito na disposição para realizarmos as atividades diárias. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras são as opções mais indicadas para adicionarmos ao cardápio de quem necessita de mais disposição, uma vez que algumas de suas funções incluem a manutenção do sistema imune, o fornecimento de energia gradativa para o organismo e o regulamento das funções de determinados hormônios”, revela a nutricionista Graziela Thomas.

 

mulher-correndo-ar-livre-energia-disposicao

Foto: iStock e Getty Images

 

1. Broto de alfafa

Rico em minerais como fósforo e potássio, o broto é muito nutritivo e oferece uma ajuda e tanto para o aumento da disposição. “Esse broto é a alfafa germinada e, quando germinamos um grão, entramos em contato com sua energia mais ativa, a clorofila, que é a vida deste grão. Isso promove um aumento da energia vital da pessoa que irá consumi-lo. O broto também é fonte de proteínas e ajuda na produção de enzimas digestivas”, ressalta a nutricionista Marcela Sansone.

2. Açaí

Refrescante e ideal para combater os dias de calor, ele já é conhecido por proporcionar mais energia, principalmente por quem pratica atividades físicas e precisa de muita disposição (já que ajuda a repor energia após os treinos). Porém, apesar de ser muito rica em minerais e vitaminas do complexo B, a fruta tem uma contraindicação: é altamente calórica. Por isso, deve ser consumida sem exageros por quem busca o emagrecimento.

 

mulher-piscina-nadando-esporte-energia

Foto: iStock e Getty Images

 

3. Algas marinhas

Este tipo de alimento é fonte de iodo, o que colabora para proporcionar o fim da fadiga. “As algas marinhas contêm proteínas vegetais e ainda vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do cérebro e promovem maior disposição mental. Além disso, são fontes de iodo e fitonutrientes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. O iodo ainda promove o funcionamento ideal dos hormônios da tireoide, que ajudam a manter o metabolismo funcionando de forma adequada”, explica Marcela. É possível consumir as algas marinhas em qualquer hora do dia, preferencialmente nas refeições principais (café da manhã, almoço ou jantar). A quantidade deve ser de 1 colher (sopa) ao dia.

 

Texto Paula Santana

Consultoria Graziela Thomas e Marcela Sansone, nutricionistas

 

LEIA MAIS:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência