Alimentos que auxiliam a saúde do coração: confira alguns deles!

As doenças no coração podem acometer as pessoas de qualquer idade que seja. Para evitar isso, além de deixar de lado hábitos que prejudicam a saúde, é necessário conciliar uma rotina de exercícios com boa alimentação. Confira alguns alimentos que auxiliam a saúde do coração.

- Doenças no coração podem ser prevenidas com hábitos alimentares mais saudáveis FOTO: Shutterstock Images

Doenças do coração podem afetar pessoas nas mais diferentes condições. Muitas vezes, os problemas aparecem de forma sútil, sem afetar muito o cotidiano, como um leve aumento na pressão, dores pontuais ou o famoso colesterol. Além de evitar hábitos prejudiciais, como tabagismo e excesso de álcool, o essencial para prevenir as doenças do coração é ter uma rotina de exercícios e alimentação saudável. “Estudos recentes demonstram claramente que as pessoas que mantêm um bom condicionamento cardiovascular envelhecem melhor, com mais saúde e menos eventos negativos”, explica o especialista Augusto Scalabrini Neto, que listou alguns alimentos que auxiliam a saúde do coração.

Azeite extra virgem

Rico em gorduras monoinsaturada, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol “bom”, é recomendado que o azeite ingerido seja de boa qualidade. “O benefício é atingido quando se ingere azeite de oliva puro, sem misturas, e preferencialmente sem aquecer, já que o aquecimento pode promover a saturação das gorduras monoinsaturada com consequente perda de suas propriedades benéficas”, destaca Augusta.

O azeite, quando utilizado da forma correta, pode ser uma arma na prevenção da diabetes

O azeite extra virgem é rico em gorduras monoinsaturada, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol “bom” FOTO: Shutterstock

Alho

Também considerado um potencial mocinho contra o colesterol, o alho pode ter efeitos positivos na prevenção da doença, e é um dos alimentos que auxiliam a saúde do coração. “Existem alguns estudos demonstrando efeitos benéficos do alho na redução das gorduras do sangue e, portanto, do colesterol, na redução da agregabilidade das plaquetas, reduzindo assim o risco de coágulos que poderiam causar infarto e aumento no relaxamento das artérias, reduzindo assim a pressão arterial”, pontua o médico.

Além de muitas funções interessantes para o organismo, o alho também pode prevenir doenças cardíacas

Rico em vitaminas e minerais, também pode diminuir as gorduras no sangue Foto: Pixabay

Vinho e suco de uva

Surpreendentemente, o vinho, assim como o suco de uva, tem sido associados com a saúde do coração. Isso porque a uva contém resveratrol, composto que auxilia na manutenção do HDL (colesterol “bom”). “Estudos mostram que o resveratrol é capaz de aumentar os níveis da fração HDL do colesterol, reduzir os radicais livres e diminuir a coagulação de forma adequada, assim, evitando eventos como o infarto do miocárdio”, conclui o especialista. Augusto destaca que o consumo deve ser moderado, principalmente se tratando do álcool.

Vinho pode evitar o colesterol ruim

Além de ter função antioxidante, o vinho também estimula a produção do colesterol “bom”. FOTO: Shutterstock.com

 

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Augusto Scalabrini Neto, cardiologista

 

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência