Connect with us

O que você está procurando?

É preciso atentar-se na alimentação para grávidas: o preparo, armazenamento e descongelamento correto são preocupações essenciais.
- Cuidado com o armazenamento de alimentos para grávidas | FOTO: Shutterstock

Alimentação para grávidas: dicas do Dr. Bactéria

É preciso atentar-se na alimentação para grávidas: o preparo, armazenamento e descongelamento correto são preocupações essenciais.

É preciso se atentar na alimentação para grávidas, pois a criança receberá o que a futura mamãe ingerir. “A manipulação dos alimentos destinados às mulheres grávidas deve ser efetuada com uma série de cuidados e recomendações. Qualquer enfermidade em uma gestante pode afetar sua criança ao nascer, cujo sistema imune é também imaturo para desenvolver uma resistência adequada”, ressalta o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria. Que tal saber mais sobre os cuidados necessários na gestação?

Na hora da compra

Evite latas, vasilhas ou jarras de vidros com dentes, rachaduras ou tampas estufadas, pois podem indicar a presença de micro-organismos prejudiciais.

Armazenamento e descongelamento

Os alimentos perecíveis devem ser pegos por último no supermercado e, quando sair do estabelecimento, vá direto para casa para evitar que eles estraguem. Estoque enlatados em local fresco e seco e utilize no período de um ano. Nunca guarde alimentos sobre o fogão ou debaixo da pia. Para descongelar, tire do freezer e deixe dentro da geladeira, em uma bacia. Outra opção é utilizar o micro-ondas. Nunca descongele alimentos em pias ou balcões, pois as bactérias se multiplicam em temperaturas ambientes.

A alimentação para grávidas precisa de preparos saudáveis

 

Quando for preparar os alimentos, não deixe-os fora da geladeira por mais de 2 horas. “Divida os alimentos em recipientes rasos para rápido resfriamento. Refrigere prontamente. Para bufês, mantenha os alimentos frios, frios, e alimentos quentes, quentes”, ensina Dr. Bactéria. Antes de comer, verifique se as carnes (peixe, frango, porco ou boi) estão bem cozidas, sem nenhuma parte avermelhada. “Use um termômetro para estar certo que os alimentos alcançaram 720ºC para eliminar alguma bactéria presente. Aves inteiras devem alcançar 820ºC; peitos, 770ºC. Os ovos deviam ser bem cozidos, tanto a gema quanto a clara e esta deve-se apresentar branca”, explica.

Limpe corretamente

Antes e depois de manipular carnes ou aves cruas, lave as mãos, talheres e tábuas com água morna e saponáceo, que é um tipo de sabão mais potente. As tábuas, tanto de plástico quanto de madeira, devem ser limpas com uma solução de 1 colher (chá) de alvejante à base de cloro por litro de água.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Aposte nessa almofada com apliquê de ovelhinha que é bem fofa e charmosa, e decore o quarto do bebê ou venda para ganhar uma graninha extra!

Estilo de vida

Aprenda o bê-á-bá da fritura, que vai desde a escolha do óleo até a hora da venda, e faça salgadinhos para vender sem erros!

Estilo de vida

Confira as dicas de consultores para alavancar sua empresa. São ideias simples para personalizar e inovar seu pequeno negócio e destacar seus produtos!

Estilo de vida

Conheça a contadora Nicole Dinamarquez, que descobriu nos cookies uma maneira de trabalhar com o que gosta e ainda ganhar até R$ 6 mil por mês!

Estilo de vida

Descubra o que o personal helper faz e saiba se você também pode lucrar com esse novo tipo de trabalho! É comodidade para os clientes e lucro para você!

Estilo de vida

Você se preocupa demais em manter seu filho sempre limpinho? Saiba que sujeira faz bem e é uma grande aliada no desenvolvimento dos pequenos!

Estilo de vida

Confira dicas dadas por especialistas em piolhos para prevenir e se livrar deste inseto que incomoda as crianças na fase escolar

Estilo de vida

O transtorno do personagem de Maurício de Souza afeta crianças a partir dos quatro anos e também os adultos. Saiba mais sobre a dislalia e como tratar!