Connect with us

O que você está procurando?

Com propriedades nutritivas semelhantes às do alho e da cebola, porém com sabor mais suave, o alho-poró deveria ser mais aproveitado na culinária.
- Foto: Reprodução

Alho-poró enriquece as refeições e favorece a saúde

Com propriedades nutritivas semelhantes às do alho e da cebola, porém com sabor mais suave, o alho-poró deveria ser mais aproveitado na culinária.

Com propriedades nutritivas semelhantes às do alho e da cebola, porém com sabor mais suave, o alho-poró deveria ser mais aproveitado na culinária. Então, você vai conhecer todos os benefícios que esse alimento oferece à saúde e entender os motivos de incluí-lo ao cardápio diário!

 

alho-poro-caixa-madeira

Foto: Shutterstock

 

Poder antioxidante

“O termo antioxidante é usado para denominar uma função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres, responsáveis pela ocorrência de processos degenerativos do organismo”, explica a nutricionista Vanessa Minossi. Entre os antioxidantes do alho-poró, estão a vitamina C, a vitamina E e a alicina, que reduzem a oxidação do colesterol e o envelhecimento da pele. “A alicina protege de doenças inflamatórias e cardiovasculares e é a substância que dá o aroma característico do alho e do alho-poró”, acrescenta a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Vitaminado

Enquanto a vitamina C participa da produção de colágeno (proteína que dá elasticidade à pele), as vitaminas do complexo B agem no sistema nervoso, colaborando para o seu perfeito funcionamento.

 

alho-poro-cortado-tabua-faca-laranja

Foto: Reprodução

 

Versátil

Por ter sabor marcante, serve para temperar pratos. “Para quem precisa diminuir a pressão arterial e reduzir o consumo de sal, o alho-poró é um ótimo substituto”, indica Vanessa. Pode fazer parte dos ingredientes no preparo de caldo de legumes caseiro e rende receitas saudáveis e deliciosas. “É ótimo para recheio de tortas, cremes, caldos, conservas, suflês, sopas, pratos principais com molho, risotos, peixes e carnes”, completa Vanessa. Quando não for utilizado cru, é preciso que o cozimento seja rápido, para que o vegetal não perca sua textura, nem seu sabor.

Quem não pode comer alho-poró?

“É contraindicado na lactação, ou seja, quando a mulher está amamentando, pois pode causar cólicas no bebê. Também não é recomendado para pessoas que tenham úlceras, gastrites e outros problemas estomacais”, avisa Vanessa.

 

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Greice Caroline Baggio e Vanessa Minossi, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Mantenha a memória sempre funcionando com uma sobremesa nutritiva de Maçã assada crocante! A receita é muito fácil de fazer e traz muitos benefícios.

Estilo de vida

Meio de transporte sustentável e exercício físico: cada vez mais pessoas saem para pedalar! Muita saúde ao andar de bicicleta!

Estilo de vida

Você sabia que o rabanete é uma raiz rica em vitamina C e fósforo e é ótimo para a saúde? Saiba mais sobre esse tubérculo!

Estilo de vida

O que são e como funcionam alguns métodos terapêuticos que podem identificar problemas de saúde por meio de toques e observações.

Estilo de vida

Com certeza você já ouviu falar em colesterol alto, mesmo assim se trata de um elemento importante na composição das células. Entenda!

Estilo de vida

Apesar de perigoso quando encontrado em grandes quantidades, o colesterol é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Aprenda sobre essa gordura!

Estilo de vida

É possível contar com uma série de atitudes saudáveis que podem potencializar ainda mais os efeitos dos sucos naturais no organismo, sabia?

Estilo de vida

Caminhada, bicicleta, ioga, pilates, musculação ou dança. Escolha um exercício físico com a sua cara e comece a praticar agora