Connect with us

O que você está procurando?

A escolha da profissão é uma fase conturbada e cheia de dúvidas para os jovens. Saiba como ajudá-los da melhor maneira possível
- Foto: Shutterstock.com

Como ajudar os adolescentes na escolha da profissão?

A escolha da profissão é uma fase conturbada e cheia de dúvidas para os jovens. Saiba como ajudá-los da melhor maneira possível

Quando seu filho era pequeno, ele vivia dizendo que queria ser médico. Agora que cresceu, ele não pode nem ver sangue na frente. E tem mais: o garotão está na fase pré-vestibular e não consegue se decidir por qual carreira seguir. Problema? Não! Entenda porquê isso é normal e saudável e auxilie seu filho na escolha da profissão.

Oh, dúvida cruel…

• São vários os cursos universitários disponíveis e isso cria um dilema na vida de muitos adolescentes em idade pré-vestibular.
• A confusão é natural e até positiva, pois significa que o estudante está levando a sério a escolha da profissão.
• “Escolher uma opção significa abrir mão de todas as outras. Renunciar, tendo consciência disso, auxilia o jovem na hora da escolha profissional”, explica a psicóloga Léa Michaan.

Papel dos pais na escolha da profissão

• A decisão deve ser tomada pelos jovens. Mas cabe aos pais auxiliá-los a descobrirem suas verdadeiras vocações.
• O adolescente pode se identificar com a profissão de um dos pais e desejar segui-la. Mas isso deve acontecer naturalmente, sem a interferência da família.
• “É comum desejarmos que os nossos filhos realizem os nossos sonhos. Mas eles não são a continuação de nós mesmos”, diz a psicóloga.

“Não gosto de nada”

• Segundo a especialista, este pensamento é um grande engano. As matérias escolares, como português e matemática, podem não ser atraentes para o adolescente. Mas outras específicas das profissões, como computação e cinema, entre tantas outras, podem identificar qual a área que lhe interessa seguir.
• Léa dá uma dica para os jovens que estão nessa situação: “abra a sua mente e o seu coração para o universo das profissões e para o seu mundo interno e você encontrará algo que gostará de se dedicar”.

Ai, o arrependimento…

• A escolha de uma carreira não precisa ser, obrigatoriamente, para o resto da sua vida.
• Se, com o tempo, o jovem se arrepender, sempre há chance de recomeçar.
• “Errar é o caminho para aprender. Se não tivesse feito a escolha ‘errada’, poderia ficar almejando-a eternamente”, exprime a psicóloga.

Consultoria: Léa Michaan, psicóloga

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Você tem um cão bravo em casa? Saiba por que esse comportamento acontece e como melhorar essa situação com seu animalzinho!

Estilo de vida

Muitos pais se sentem inseguros ao ver que os filhos começaram a namorar na adolescência. Como orientar os filhos sobre os relacionamentos? Veja dicas!

Estilo de vida

Seja na infância ou mesmo durante a gestação, a musicalidade estimula e aflora aspectos cognitivos, sociais e emocionais nas crianças

Estilo de vida

Os homens podem ter os mesmos sintomas da gestante durante os nove meses de gravidez. Saiba como perceber e tratar a Síndrome de Couvade

Estilo de vida

Como sobreviver a perda de um bichinho amado? O período de luto é difícil e requer muita força. Confira a seguir o que profissionais dizem a respeito:

Estilo de vida

Conversamos com especialistas para saber como agir quando as crianças encontram obstáculos ao fazer amigos e se socializar

Estilo de vida

Thaís Fersoza adquiriu bastante experiência para falar sobre a vida de gestante e indica quais frases você deve tirar do seu vocabulário.

Estilo de vida

No outono e inverno, a incidência de problemas respiratórios cresce, então, é preciso redobrar a atenção com a gripe em animais