Connect with us

O que você está procurando?

Na acupuntura, as agulhas e outras formas de aplicação, têm o poder de transformar noites mal dormidas em problemas do passado. Confira!
- Foto: Shutterstock Images

Agulhas mágicas: invista na acupuntura contra a insônia!

Na acupuntura, as agulhas e outras formas de aplicação, têm o poder de transformar noites mal dormidas em problemas do passado. Confira!

Não é truque: a acupuntura faz parte de um segmento da Medicina Tradicional Chinesa, e é considerada um método complementar às práticas tradicionais, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tampouco tem mistério, uma vez que o tratamento baseia-se na colocação de agulhas em pontos específicos – normalmente próximos às terminações nervosas – , estimulando-os.

E ainda traz uma boa notícia para os insones: “uma das técnicas que mais trazem resultados para a insônia é a acupuntura, pois através da aplicação das agulhas, passamos a produzir neurotransmissores e neuroquímicos que favorecem o relaxamento, diminuem a ansiedade e induz ao sono”, aponta Flávia Schultz, fisioterapeuta e acupunturista e proprietária da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor e ao Estresse.

 

acupuntura-para-dormir

Foto: Shutterstock Images

 

Avaliando o paciente

O primeiro passo é coletar dados, assim como uma consulta médica tradicional. Nessa hora, o indivíduo relata os problemas, principais sintomas e detalha o histórico médico, ou seja, aborda se sofre de alguma doença, faz tratamentos medicamentosos ou se já se submeteu à uma cirurgia. Porém, seguindo a Medicina Tradicional Chinesa, ainda é importante avaliar outros aspectos: alimentação, vida diária, cor e aspecto da pele, língua, pulso, temperatura corporal, unha e cabelos para uma análise mais completa.

“Em relação à insônia, também é importante saber se é inicial, isso é, aquela que demora para dormir ou se acorda várias vezes, há quanto tempo tem esse sintoma, os hábitos pessoais e se possui sintomas de ansiedade, depressão e etc”, indica Marilia Funes, especialista em Acupuntura e Anestesiologia, da clínica Nuclehum, de São José do Rio Preto.

 

Corpo em harmonia

A técnica – considerada um dos tratamentos médicos mais antigos – carrega a tradição chinesa do equilíbrio entre Yin e Yang (polo positivo e negativo). Para chegar em uma harmonia entre os polos, a acupuntura tem como objetivo ajustar o fluxo de energia do corpo, através de canais energéticos, chamados na acupuntura de meridianos.

“Isso é, mente e corpo precisam estar saudáveis. Alimentação, horas de sono, lazer, clima, alegrias e tristezas, medos, anseios, sonhos e realizações, tudo interfere no equilíbrio energético do corpo. Na Medicina Tradicional Chinesa, as doenças ocorrem por conta de desequilíbrios energéticos que bloqueiam ou excedem os canais de meridianos, impedindo o fluxo”, destaca Flávia.

 

acupuntura-contra-insônia

Foto: iStock.com e Getty Images

 

Resultados à vista

Eles variam de acordo com cada indivíduo, mas durante as primeiras sessões já é possível ver melhora no quadro de insônia. “Basicamente o resultado se dá pela produção de substâncias neurotransmissoras e neuroquímicas como, por exemplo, a endorfina a serotonina e melatonina”, conta Flávia.

Quem utiliza de remédios para dormir, é preciso cuidado para não desregular o sono ou acabar em dependência. “Se o paciente for usuário de medicação para dormir, essa deverá ser retirada aos poucos”, alerta Marilia.

 

Vantagens da abordagem

O benefício da acupuntura se estende além da queixa principal do paciente porque o tratamento é realizado para o paciente e não para a doença. Então há a melhora da ansiedade, da irritabilidade, da alergia, da má circulação e de outros problemas relatados”, destaca Marilia.

 

Saiba mais:

5 dicas incríveis para relaxar de verdade!

6 terapias alternativas que ajudam no tratamento do AVC

Estresse: entenda como ele afeta sua saúde e sua mente

 

Consultoria Flávia Schultz, fisioterapeuta e acupunturista e proprietária da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor e ao Estresse; Marilia Funes, especialista em Acupuntura e Anestesiologia, da clínica Nuclehum, de São José do Rio Preto (SP)

Advertisement

Estilo de vida

A cebola e a cebolinha são parentes, mas possuem algumas diferenças, por exemplo, a cor. Em comum está o uso na culinária e seus benefícios para a saúde.

Estilo de vida

Assim como várias doenças que possuem relação, o refluxo e a azia também são responsáveis por algumas perturbações à saúde.

Estilo de vida

A prática de exercícios físicos é importante para dormir melhor, ainda mais se as atividades forem realizadas dentro da água!

Estilo de vida

Para quem sofre com má digestão, um dos tratamento é a mudança na alimentação. Um novo cardápio é fundamental para quem não quer sentir alguns incômodos.

Estilo de vida

A síndrome do olho seco é uma das principais causas de atendimentos nos consultórios oftalmológicos. Confira 8 atitudes que ajudam a minimizar o incômodo.

Estilo de vida

Atualmente existem diversas opções de leites e derivados livres da substância no mercado. Confira 5 receitas de vitaminas sem lactose e se delicie!

Estilo de vida

A asma não tem causa externa, é um problema genético. Embora não tenha cura, é possível mantê-la sob controle por meio do tratamento correto.

Estilo de vida

O chá de hibisco ganhou fama por auxiliar no processo de emagrecimento, mas tem muitos outros benefícios. Conheça as propriedades e indicações da planta.