Connect with us

O que você está procurando?

Toda mãe sabe que tentar acalmar o bebê em uma crise de choro não é fácil. Mas será que os acessórios são prejudiciais? Descubra!
- FOTO: Shutterstock.com

Acessórios para o bebê: bom ou ruim?

Toda mãe sabe que tentar acalmar o bebê em uma crise de choro não é fácil. Mas será que os acessórios são prejudiciais? Descubra!

Toda mãe sabe que tentar acalmar o bebê em uma crise de choro não é fácil. Mas será que os acessórios são prejudiciais?

Acessórios para o bebê: bom ou ruim?

Chupeta

Nessa hora, oferecer a chupeta para o pequeno se torna algo praticamente irresistível, já que ela é capaz de distrair o mais irritado dos bebês. Só que longe de ser inofensivo, esse artifício pode custar bem caro no futuro. “A chupeta é desaconselhada porque causa a chamada confusão do bico. Ou seja, estimula a criança a não mamar mais no seio da mãe”, adverte o pediatra João Batista. Além disso, pode entortar e empurrar a arcada dentária. A melhor opção é não oferecê-la ao bebê, já que não traz nenhum benefício.

Mamadeira

Também não é recomendada pelos pediatras e fonoaudiólogos. Os motivos são parecidos com os da chupeta. Segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Unesp, realizada com 60 lactantes, a mamadeira pode prejudicar o funcionamento da musculatura da face da criança e provocar alterações ortodônticas. A dica é que o bebê seja alimentado no peito até os seis meses. Quando não houver mais leite, aí é permitido oferecer o acessório ao bebê.

Acessórios para o bebê: bom ou ruim?

Andador

Outro acessório que é contraindicado pelos ortopedistas e pediatras, o andador pula etapas no desenvolvimento da criança e ainda força os membros inferiores. “A criança deve estar madura para começar a andar e esse tempo deve ser respeitado. Se colocada em um andador, ela pode machucar o joelho, por exemplo”, afirma o ortopedista Antônio Borja. O uso do acessório é indicado apenas no caso de crianças que sofrem algum problema neurológico e têm dificuldades para se equilibrar e locomover.

Paninho

Durante o período de desmame, é comum o bebê se apossar de um paninho ou ursinho e arrastá-lo para todos os lugares. Esse objeto faz parte do desenvolvimento natural da criança. “É um objeto reconfortante, utilizado nos momentos de aflição e separação da mãe, como na hora de dormir”, explica Walter Migliorini, psicanalista de crianças. Diferente do que se pensa, os paninhos e ursinhos não devem ser lavados ou trocados. Isso porque, eles sinalizam a primeira escolha do bebê, que estabelece um vínculo afetivo com aquele pano.

Acessórios para o bebê: bom ou ruim?

Consultoria: João Batista, pediatra. Antônio Borja, ortopedista. Walter Migliorini, psicanalista de crianças. Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Veja também
11 dúvidas sobre bebês recém-nascidos
Como resolver os problemas para amamentar
Tire dúvidas sobre comportamento infantil

Advertisement

Estilo de vida

Sabia que com apenas algumas dicas você vai conseguir administrar o seu dinheiro e realizar todos os seus sonhos? Veja como é simples!

Estilo de vida

Conheça as fases de desenvolvimento do bebê, do recém-nascido até 1 ano, e descubra quais os brinquedos ideais para a criança.

Estilo de vida

O uso de antibióticos costuma ser comum nos primeiros sintomas, como a febre, nas crianças. Mas, ele está sendo usado corretamente? Descubra!

Estilo de vida

Criar um filho não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, os pais não entendem algumas atitudes e acabam lidando de forma errada. Tire dúvidas sobre o assunto!

Estilo de vida

Alimentos light estão liberados na dieta? Tudo o que é natural emagrece? Esclareça essa e outras dúvidas sobre perda de peso saudável

Estilo de vida

Acabe com o efeito sanfona de uma vez por todas! Saiba quais mudanças de hábitos podem contribuir para você perder peso e não engordar novamente!

Estilo de vida

Conheça os superpoderes da Xantina. Cremes contendo a substância são potentes armas contra as gordurinhas localizadas e até combatem a celulite.

Estilo de vida

Lento ou acelerado? Saiba todas as funções do metabolismo e entenda como isso pode ajudá-la a perder peso mais rápido de forma saudável!