Connect with us

O que você está procurando?

A hipertensão sem controle pode causar sérios problemas ao coração. Confira, a seguir, 5 dicas para te ajudar a controlar ou evitar o problema.
- Foto Shutterstock.com

5 dicas para evitar ou controlar a hipertensão arterial

A hipertensão sem controle pode causar sérios problemas ao coração. Confira, a seguir, 5 dicas para te ajudar a controlar ou evitar o problema.

A hipertensão arterial pode surgir em qualquer idade e tem causas multifatoriais, mas é possível prevenir o problema e, quando ele já está instalado, é necessário um tratamento contínuo para mantê-la controlada e evitar complicações. Confira, a seguir, 5 dicas que irão te ajudar a controlar ou evitar o problema.

Coração, vermelho, cruz, fundo verde

Foto Shutterstock.com

1. Coma de maneira saudável

Além do sódio, alimentos ricos em gorduras e em açúcares também precisam ser ingeridos com moderação, pois provocam aumento de peso, de colesterol e de chances de desenvolver diabetes.

2. Tente manter a calma

Tanto o estresse agudo, que ocorre em situações de fortes emoções, quanto o crônico, que dura três meses ou mais podem elevar a pressão arterial. “Pessoas cuja pressão se eleva em casos de estresse ou forte emoção têm risco maior de desenvolver hipertensão. Não são consideradas hipertensas porque a pressão aumenta somente em casos específicos e depois volta ao normal. Mas, comparadas com aquelas em que a pressão não se altera nessas situações, correm mais risco de ter a doença”, explica Andrea Brandão, cardiologista.

3. Não fume

O tabagismo eleva a pressão arterial e favorece o aparecimento de aterosclerose (placas de gordura que se formam nas paredes das artérias e causam o entupimento e dificuldade de circulação sanguínea). O ideal é abandonar o cigarro.

Saiba mais:

Você sabe quais são os exames necessários para o coração?

Mande o estresse para longe!

60 dicas para vencer o estresse

4. Se possível, evite anticoncepcionais

O uso constante de anticoncepcionais aumenta a pressão arterial em 5% a 10% das mulheres por conta dos níveis de estrogênios (hormônios femininos) presentes nesses medicamentos. Nesses casos, o ideal é consultar um ginecologista para tentar adotar outro método contraceptivo.

5. Pratique exercícios

“Uma pessoa sedentária que passa a realizar atividades físicas moderadas pode diminuir em até 34% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, destaca Cláudia Forjaz, educadora física.

 

Consultoria Andrea Brandão, cardiologista; Cláudia Forjaz, educadora física

Advertisement

Estilo de vida

Se utilizada da maneira correta, a tecnologia colabora para a saúde da população, já que ela pode possibilitar novos tratamentos. Confira!

Estilo de vida

Cansaço, fraqueza, desânimo, palidez de pele e mucosas são os sintomas comuns da anemia. Para manter a qualidade do sangue, opte por uma boa alimentação.

Estilo de vida

Cérebro nota 10: a prática da meditação pode prevenir contra estresse e diminuie a ansiedade, além de oferecer ganho de massa cinzenta

Estilo de vida

A glicemia está fora de controle quando o corpo não produz ou absorve a insulina e a melhor forma de contornar o problema é melhorar a alimentação.

Estilo de vida

Cérebro nota 10: substâncias presentes no champanhe fazem bem ao coração e podem prevenir o acidente vascular cerebral (AVC). Veja o que diz essa pesquisa!

Estilo de vida

Cérebro nota 10: seguir uma religião ou expressar sua fé pode oferecer vários benefícios à mente, segundo duas pesquisas científicas

Estilo de vida

Cérebro nota 10 : jogar Angry Birds pode beneficiar o cérebro de pessoas portadoras da doença de Alzheimer. É o que revelou uma pesquisa científica

Estilo de vida

A meditação envolve diversas áreas cerebrais colaborando para o bem-estar integral do organismo. A seguir, confira 5 benefícios incríveis dessa prática!