Ervas finas e especiarias: dão mais sabor ao prato e ajudam a emagrecer!

Sálvia, orégano, tomilho e muitas outras ervas finas que deixam qualquer prato mais saboroso e ainda ajudam a afinar a silhueta!

colheres com ervas finas
Foto: Shutterstock.com

Qualquer prato merece ser especial, com sabor de quero mais, e o responsável pelo gostinho inconfundível é o tempero. Além de cativar o paladar, os temperos naturais acrescentam nutrientes e dão sabor e aroma especial às receitas. Usados em substituição ao sal, contribui para a perda de peso, pois o sódio, em grande quantidade, favorece a retenção de líquidos e o inchaço. Confira as opções de ervas finas e especiarias que combinam com os legumes e seus benefícios.

colheres com ervas finas

Foto: Shutterstock.com

Sálvia

Além do sabor inconfundível, a sálvia é uma das ervas finas mais poderosas para as mulheres, pois ajuda a regular a menstruação e aliviar as cólicas, além de amenizar os sintomas da menopausa. Além disso, sua ação digestiva contribui para uma melhor absorção dos nutrientes.

Orégano

Famosa em pizzas, a erva se destaca em benefícios para o coração, ao impedir o acúmulo de moléculas de gordura nas artérias, diminuindo os riscos de infarto ou derrames. É ainda um aliado no combate às cólicas menstruais.

Alecrim

Tem ação antisséptica, anti-inflamatória e bactericida. Além disso, sua propriedade vasodilatadora colabora para o sistema circulatório. As pequenas folhas ainda possuem caráter relaxante. Deve ser usado em pequenas quantidades, pois possui um sabor forte.

Tomilho

O tempero tem ação antisséptica, protegendo o corpo das bactérias, além de ser uma boa opção para aliviar incômodos intestinais e prevenir inflamações no sistema digestivo. Também possui ação expectorante, recomendado para quem enfrenta problemas respiratórios como bronquite e pneumonia.

Manjericão

Fácil de cultivar em casa, é popularmente usado como remédio natural. Tem poder relaxante, ajudando a amenizar sintomas como tensão muscular, dor de cabeça ou indigestão. Atua também contra náuseas, cólicas e prisão de ventre. Conta pontos na balança por melhorar a digestão das gorduras e eliminar os gases intestinais.

Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Gabriela Marcelino, nutricionista

LEIA TAMBÉM