Connect with us

O que você está procurando?

Enquanto James Bond continua surpreendendo nas telinhas, na vida real, profissionais de serviços secretos realizam missões de tirar o fôlego!
- FOTO: Reprodução

Vida real: Meu nome é Bond, James Bond!

Enquanto James Bond continua surpreendendo nas telinhas, na vida real, profissionais de serviços secretos realizam missões de tirar o fôlego!

Em 1953, a obra Cassino Royale de Ian Fleming apresentou ao mundo um elegante agente espião da MI6, que servia à Coroa Britânica para identificar ameaças à sociedade inglesa e ao Estado. A obra, que trazia James Bond como protagonista, também virou filme e , apesar da astúcia na ficção, existem agentes reais tão impressionantes como 007. Confira alguns deles!

gif james bond de terno com um cigarro na boca falando

FOTO: Reprodução

OS “JAMES BOND” DA VIDA REAL

Richard Sorge, o espião da URSS

Durante a Segunda Guerra Mundial, Sorge trabalhava para a União Soviética e descobriu uma maneira de impedir que os alemães tomassem a cidade de Moscou. Sozinho, disfarçou-se de jornalista, ingressou no partido nazista e passou-se por um grande apreciador da vida noturna. O novo hábito era uma estratégia para conseguir informações de pessoas importantes quando embriagadas.

Richard Sorge famoso espião da URSS sentado e de terno

FOTO: German Federal Archives/Wikimedia

Como jornalista, viajou ao Japão e aproximou-se de autoridades para conseguir detalhes que seriam enviados para a União Soviética. Quando descobriu que os japoneses planejavam o ataque de Pearl Harbor, orientou Stálin a preparar suas tropas. E assim, os russos conseguiram se defender. Contudo, o espião acabou enforcado, após ser capturado pelo Japão.

 

Valerie Plame Wilson, Uma Agente Descoberta

Valerie era agente da CIA, trabalhava com armas de destruição massiva e tinha essa profissão preservada do público. Quando seu marido Joseph C. Wilson foi enviado à África, em 2002, para verificar qual era o envolvimento de Saddam Hussein com o tráfico de material nuclear, ele não encontrou provas que o comprometesse.

Então, escreveu um artigo ao The New York Times contando sobre sua experiência e alegando que algumas razões para a invasão ao Iraque pelos EUA não tinham sentido.

Valerie Plame Wilson, 63º Festival de Cannes, 20 de maio de 2010

FOTO: Shutterstock

Mais tarde, Valerie teve sua identidade como agente revelada por um jornalista e, entre as fontes, estavam funcionários do próprio governo. A agente e seu marido interpretaram a atitude como vingança devido à crítica que Wilson fez a Bush na época.

 

John Le Carré, O Espião Que Desistiu

John dedicou parte de seu trabalho ao governo britânico. Foi um verdadeiro espião, passando pelo MI5 (Serviço de Segurança Nacional) e pelo MI6 (Serviço Internacional de Inteligência), entre os anos de 1950 e 1963, invadindo a privacidade alheia e se apropriando de escutas telefônicas.

Porém, quando resolveu escrever sobre espionagem, desistiu da profissão de agente secreto e prontificou-se a relatar que a vida no serviço secreto não obedece à sintonia que a vida majestosa de James Bond nos apresenta.

John Le Carré espião de terno segurando uma caneta e um óculos

FOTO: Krimidoedel/Wikimedia

SAIBA MAIS

Confira 11 dicas contra a espionagem virtual

Netflix: 3 filmes repletos de ação para o seu final de semana

Texto: Redação Edição: Nathália Piccoli Arte: Mary Ellen Machado

Advertisement

Entretenimento

Seja pelo carisma ou pelo excesso de maldade, você consegue imaginar um desses filmes sem eles? Relembre quem são os maiores vilões do cinema!

Entretenimento

Cientistas criam um modelo do cérebro ainda mais detalhado. Esse avanço pode contribuir no entendimento de Alzheimer, autismo e esquizofrenia

Estilo de vida

Entenda por que ouvir a voz interior que vem da sua intuição pode ser muito importante no momento de tomar decisões melhores na sua vida

Entretenimento

Sabia que seu cérebro também pode se viciar ao utilizar as redes sociais? Um estudo realizado por pesquisadores descobriu como!

Entretenimento

Aprenda como dançar funk, forró, sertanejo universitário, samba, tango e axé para movimentar o fim de semana e ainda queimar calorias!

Estilo de vida

Tanto ouvir música quanto tocar um instrumento podem afetar seu cérebro. Confira algumas dicas para aproveitar seu som preferido da melhor maneira

Entretenimento

Pra começar a semana em um clima mais leve, confira algumas notícias que não são, mas gostaríamos que fossem reais nessa segunda-feira!

Estilo de vida

Confira dicas muito úteis para exercitar a paciência e evitar explodir com as pessoas que você trabalha ou está sempre junto