Redação nota 10! Saiba como se dar bem no vestibular

Para se dar bem no Enem e no vestibular, é importante conhecer quais são os critérios que a banca utiliza para avaliar as provas de redação.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 12:06
Atualizado às 12:06

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Já está se preparando para o Enem e os outros vestibulares? Então, é preciso prestar atenção nos conteúdos cobrados e nas características de cada prova. No geral, a redação é extremamente importante para a nota final do vestibular. Para se dar bem e ter uma redação nota 10, conheça quais são os critérios que a banca utiliza para avaliar as provas.

Veja o que é cobrado na prova de redação

FOTO: Shutterstock.com

Adequação e abordagem da proposta e do tema

Avalia se o candidato soube trabalhar o gênero textual solicitado no enunciado bem como suas especificações técnicas. Analisa a interpretação dos textos de base e o uso deles para cumprir com a proposta. Além disso, pontua a construção dos argumentos e da linha de raciocínio segundo critérios de consistência.

Desenvolvimento

Avalia a coerência e coesão do texto. A escrita deve ser fluída e bem fundamentada e é importante que tenha introdução, desenvolvimento e conclusão, especialmente no gênero dissertativo-argumentativo, que é o mais comum nos vestibulares.

Domínio da escrita

Avalia se o candidato conhece as normas cultas da língua portuguesa, como ortografia, uso de pontuação, aspectos gramaticais, entre outros. Também analisa o uso dos elementos de coesão, que dão sentido ao texto e tornam a leitura fluída.

Matéria original publicada na revista Guia Prático de Português e Redação, da Editora Alto Astral.
Revisão: Mariana Kohlrausch

SAIBA MAIS

Vai prestar concurso? Confira 10 dicas para se sair bem na redação

Dicas para turbinar seus estudos e arrasar nas provas!

7 passos para uma boa redação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.