Connect with us

O que você está procurando?

Adiar tarefas, se perder em prazos, não ter foco e gastar grande parte de seu tempo em redes sociais e na internet podem ser indícios de procrastinação.
- (FOTO: Getty Images)

Você é uma procrastinadora? Descubra os sinais e como mudar seu comportamento!

Adiar tarefas, se perder em prazos, não ter foco e gastar grande parte de seu tempo em redes sociais e na internet podem ser indícios de procrastinação.

Você é uma daquelas pessoas que costuma adiar atividades ou demorar um tempo maior do que necessário para cumpri-las? Então, é bem provável que a procrastinação esteja presente no seu dia a dia. Sentir-se angustiada, cansada e pensar que não encontra tempo para lazer também podem ser uns dos sinais desse comportamento.

Segundo especialistas, desenvolver o hábito de postergar as tarefas é mais fácil quando não existem cobranças externas ou quando há tempo extra muito além do suficiente. Assim, gastamos os momentos acessando redes sociais, aplicativos, fazendo buscas “desnecessárias” ou inventando novos compromissos.

Você sofre com procrastinação?

Existem alguns sinais que ajudam a identificar se você pode ser uma possível procrastinadora, por exemplo, se perde prazos de inscrição, adia tarefas complexas, liga o computador e se atrapalha navegando em sites da internet, não consegue manter o foco, cumpre prazos no último minuto, usa constantemente o botão “soneca” do despertador e inventa tarefas momentâneas pouco importantes.

Esses comportamentos também são muito comuns entre quem sofre com autossabotagem. Isso impede de alcançar os próprios sonhos e o sucesso. Porém, saiba que há uma maneira de sair desse ciclo e ser mais produtiva!

Como melhorar?

A técnica mais comum é reconhecer aquilo que a Ciência descreve como “gatilho”. Por exemplo, após o jantar, você teria que continuar organizando planilhas. No entanto, o “lavar a louça” provoca a vontade de deitar no sofá para descansar só por uns minutinhos, mas isso se torna horas e impede a conclusão do que precisava ser feito.

Algumas dicas para abandonar a procrastinação são ter uma lista com todas as atividades a serem cumpridas, descobrir quais são as horas mais produtivas do dia e aproveitar esse momento, dar preferência às tarefas mais importantes, criar o senso de urgência, manter-se longe de celulares e internet, dividir um problema em etapas menores e buscar a ajuda de especialistas, como psicólogos.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Notícias

A nova ferramenta é um lembrete que te avisa quando você ultrapassa o tempo adequado nas redes sociais. Vem saber como utilizar esse alerta do Facebook e Instagram!

Estilo de vida

Você sabe o que é LER? Conhecida como lesão por esforço repetitivo, a LER possui mais de 30 doenças que se originam pelo movimento repetitivo nas atividades diárias

Estilo de vida

A disfunção da tireoide é o tipo mais comum de alteração hormonal que acomete os pequenos. A localização incorreta da glândula e complicações de uma doença autoimune podem ser algumas das causas do hipotireoidismo em crianças.

Estilo de vida

Maior fluxo menstrual, aumento da libido e alterações de peso são alguns das consequências de parar de ingerir o anticoncepcional. E o mais indicado é procurar um especialista para saber como proceder. Entenda mais abaixo!

Estilo de vida

A gordura no fígado, ou esteatose hepática, é uma doença causada pelo acúmulo de gordura no fígado, podendo evoluir para quadros mais graves e até mesmo o câncer

Estilo de vida

Você sabe quais são os sintomas do sarampo? Como ele é transmitido? Confira as respostas da Dra. Adriana Rodrigues Fonseca para essas e outras dúvidas importantes sobre a doença!

Estilo de vida

A fertilização in vitro é uma alternativa para as mulheres que não conseguem engravidar! Confira como é o processo para a realização desse método.

Estilo de vida

O distúrbio é mais comum do que imaginamos, sabia? Confira o que é anorexia, os principais sintomas da doença e como procurar ajuda