Minecraft: descubra como surgiu o mundo dos blocos

Minecraft começou como nada mais do que um simples jogo indie e se tornou um dos maiores games da história. Veja como foi desenvolvido

None
IMAGEM: Divulgação/Microsoft

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 18:23
Atualizado às 18:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Minecraft, o jogo que hoje possui uma legião de fãs, começou a ser desenvolvido em 2009. Nessa época, o designer e programador de videogames sueco Markus “Notch” Persson largou seu emprego e começou a dar vida ao mundo de Minecraft. Na época, o jogo ainda era chamado de Cave Game (Jogo da Caverna). Basicamente, era a mesma proposta de viver em um mundo onde o jogador deve quebrar e colocar blocos.

Mais tarde, após enxergar o potencial de sua criação, Notch fundou a Mojang, produtora de jogos independente que ficaria responsável pelo desenvolvimento de Minecraft, junto de Jakob Porsér, programador, e Carl Manneh, que também cuidaria da parte executiva da empresa.

Então, em 2011, o jogo foi oficialmente lançado para o mundo dos games e hoje já está disponível para PC, MAC, PS3, PS4, PSVita, Xbox 360, Xbox One, Wii U, Android, iOS e Windows Phone. O sucesso de Minecraft foi tão grande que, em 2014, a Mojang foi comprada pela Microsoft por 2,5 bilhões de dólares.

Minecraft

IMAGEM: Divulgação/Microsoft

O objetivo de Minecraft

Minecraft é um jogo no estilo sandbox, ou seja, jogado a partir de mundos pré-criados que não apresentam muitas limitações de espaço para o jogador. Também é conhecido como “mundo aberto”, por possuir um visual bastante único e específico – é formado apenas por blocos. Nele, o jogador tem total liberdade de criar o que vier na imaginação, desde que não envolva objetos sem pontas.

De início, o jogo não tinha um objetivo, como passar fases, derrotar chefões ou salvar a princesa, como nos demais games. Porém, no seu lançamento, Minecraft ganhou uma história para matar a vontade daqueles gamers que não se contentavam apenas em criar, mas que queriam seguir o roteiro de algo criado.

Apesar da proposta de deixar o usuário livre para criar, Minecraft conta com um personagem principal, Steve, um rapaz de camiseta e calças azuladas. Ele passa a ser o motivo de o jogador querer construir grandes fortalezas, armadilhas e criar armas e ferramentas.

Ao anoitecer, criaturas estranhas e perigosas surgem e, se não estiver bem protegido e equipado, Steve pode se dar muito mal. Por isso, clique aqui para conferir dicas essenciais para você sobreviver à primeira noite no mundo dos blocos.

AUTHENTICGAMES – A BATALHA DA TORRE

Authentic Games - A Batalha da Torre

IMAGEM: Reprodução

Esse é o nome do primeiro livro escrito pelo youtuber Marco Túlio de uma trilogia não oficial baseada em Minecraft,  publicado pela editora Astral Cultural. A história da obra, diferentemente do primeiro livro lançado por Marco, que tem uma pegada mais autobiográfica, conta a aventura do herói AUTHENTICGAMES pelo mundo dos blocos.

O personagem deverá enfrentar, com a sua ajuda, o que Minecraft oferece de mais perigoso. Prepare-se para destruir creepers e outros mobs terríveis para libertar o Authentic!

A BATALHA DA TORRE pode ser adquirido pelo site da Saraiva, Livraria Cultura e Fnac.

Veja também!

Minecraft: sobreviva à primeira noite no jogo

Texto e edição: Giovane Rocha/Colaborador

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.