Bruna Chaves: entrevista exclusiva com a finalista do MasterChef Brasil!

Bruna Chaves ensinou como colocar beleza em seus pratos e chegou a final do MasterChef Brasil! Será que a perua leva o prêmio? Confira a entrevista!

- FOTO: Carlos Reinis/Band

Dizem que taurinos amam comer… Será que é por isso que a Bruna Chaves gosta tanto de gastronomia? Entrar no MasterChef Brasil, para ela, foi um desafio pessoal. A mineira e professora de inglês cozinha desde adolescente e, depois que se casou, o interesse cresceu e o marido a incentivou. Conheça melhor a cozinheira que ama a confeitaria, mas foi muito bem também com pratos salgados.

Bruna Chaves cozinhando.

FOTO: Carlos Reinis/Band

Bruna Chaves na cozinha

Mesmo quando está cozinhando, Bruna Chaves não deixa de lado o seu estilo “perua”. Focada e energética, o seu ponto forte é a confeitaria e ela tem dificuldade com frutos do mar. Para ela, especiarias não podem faltar para temperar o prato. Além disso, a mineira gosta de cozinhar com açúcar mascavo, vinho e cardamomo.

Entrevista exclusiva com Bruna Chaves!

Qual foi o prato mais difícil que você fez no programa? O prato mais difícil que eu fiz no programa foram os tacos com a cabeça de porco! Além de ser um ingrediente completamente novo, o prato tinha muitos processos e elementos a serem realizados.

Quais eram seus critérios na hora de escolher o prato para fazer nas provas? Com o passar do tempo, aprendi a escolher os pratos mais simples, mas que surpreendessem na combinação de sabores. Um outro item fundamental era o tempo de preparo dos ingredientes. O prato tinha que ser saboroso e elaborado com tranquilidade dentro do tempo estabelecido!

De onde você busca inspiração para fazer os pratos? Me inspiro nos clássicos! Gosto muito das técnicas e pratos clássicos, mas desenvolvidos com sabores inovadores!

Ao fazer a receita, você se preocupava com o que os outros participantes estavam cozinhando? Nunca me preocupei com o que os outros participantes estavam fazendo, afinal já temos muita coisa com o que nos preocupar durante as provas. Acho que o resultado depende única e exclusivamente de cada um!

Como você lida com as críticas dos jurados e do público? Eu tento sempre extrair das críticas as partes construtivas, tanto dos jurados como do público. Busco no feedback informações para melhorar as minhas receitas e a minha performance! Não podemos nos concentrar simplesmente na parte negativa, senão o nosso psicológico acaba muito abalado e isso reflete diretamente nos nossos pratos!

Qual é o impacto de chegar tão longe na competição? Acredito que ainda não senti o impacto real de chegar tão longe na competição. Durante todo o programa eu me concentrava única e exclusivamente na prova seguinte. Meu lema sempre foi “um passo de cada vez”. Ainda estou começando a trilhar essa nova fase na minha vida e são tantas oportunidades que a ficha ainda não caiu… (risos)

SAIBA MAIS

Raquel Novais: entrevista exclusiva com a última eliminada do MasterChef!

Finalistas do MasterChef Brasil preparam receitas de familiares

Participantes do MasterChef que conquistaram nossos corações!

Você já esperava chegar à final? Qual foi a sua sensação? Como eu disse, eu sempre me concentrei no presente, em fazer o que precisava ser feito naquele momento, naquela prova. Acho que chegar à final foi consequência de manter o pé no chão e de ter feito o melhor que eu podia. Chegar eventualmente à final foi uma sensação de realização muito grande, de validação de todo a minha dedicação. Foram muitas noites de estudos e diversos momentos de estresse e cansaço.

Qual a sua principal dificuldade na última prova? Acho que a principal dificuldade foi o tempo, como sempre! Gostaria de ter feito tantas coisas, de ter mostrado para os chefs o meu potencial, mas isso nem sempre pode ser feito dentro dos parâmetros da prova!

O que mudou na sua vida depois do programa? O que você leva dessa experiência? Acho que as mudanças na minha vida estão apenas começando. Pretendo realmente me dedicar à gastronomia, estudar e ganhar experiência ao máximo. Quero poder fazer da minha paixão o meu trabalho! Participar do MasterChef Brasil mudou, não só a minha maneira de olhar para a comida e para a gastronomia, como me fez uma pessoa mais focada e mais disciplinada. Com certeza termino essa jornada uma Bruna, cozinheira e pessoa, melhor!

Quais são os seus próximos passos? Quero estudar! Sou professora e o que sempre mais gostei da profissão é o fato de aprender com meus alunos sempre. Vou me dedicar para aprender o máximo que eu puder, tanto na teoria quanto na prática. E, quem sabe um dia, ter a oportunidade de abrir o meu próprio negócio.

Valeu a pena participar do MasterChef Brasil? Valeu muito a pena! Foi uma jornada difícil, física e emocionalmente estressante, mas muito recompensadora! Aprendi e cresci muito! Fiz coisas que nunca teria feito antes. Me encontrei! Participar do MasterChef Brasil me deu a oportunidade de fazer do meu amor pela cozinha a minha vida!

Qual o foi o momento mais tenso durante o programa para você? E da prova final? Com certeza a prova do bolo. Quando abri o forno e vi que o bolo não tinha assado, mesmo depois de 50 minutos, eu me desesperei. A hora da sobremesa na final também foi muito tensa! Nós só tínhamos uma hora e eu queria apresentar um prato muito bacana, mas não é fácil fazer nada muito elaborado neste tempo!

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência