Animal mais fofo do mundo não está mais em extinção

O panda gigante acaba de sair da lista de espécies em risco de extinção. Porém, para compensar, o gorila-do-oriente foi considerado criticamente em perigo

- FOTO: Reprodução

O animal mais fofo do mundo acaba de sair da lista de espécies em perigo de extinção! A informação foi divulgada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O panda gigante carregou, durante 26 anos, o rótulo de “ameaçado”, passando agora para a categoria de vulnerável.

panda caindo sobre outros pandas

Graças a um programa de conservação do governo chinês, seu país de origem, a população do animal subiu 16% só na última década, entre 1998 e 2002 haviam 1.596 pandas na natureza, número que saltou para 1.864 em 2014.

Panda rolando na grama

O programa concentrou-se em restaurar os habitats do animal, de maneira a garantir mais alimento e melhores condições de sobrevivência, além do trabalho de agências chinesas impondo proibições à caça e aumentando reservas florestais.

panda dormindo

Porém, o risco ainda é iminente.

Ronald Swaisgood, responsável pela equipe de especialistas desta espécie da IUCN, relatou que “a situação é positiva”, mas um outro problema veio à tona. O isolamento de diversos grupos destes animais prejudica na hora da reprodução.

Outro entrave seria as alterações climáticas, como o aquecimento global, nas regiões do seus habitats naturais, gerando um provável declínio da população. Acredita-se que em 80 anos isso gere uma queda de 35% na massa de representantes. A solução seria relocar varias comunidades, criando uma “ponte” entre elas.

Panda com a bola

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF), organização de proteção ao animal que apresenta a espécie como logo, felicitou a notícia, expondo: “A recuperação do panda mostra que quando a ciência, a vontade política e as comunidades se juntam, podemos salvar espécies e melhorar a biodiversidade”.

Pandas brincando

A vontade de levar um para casa é gigante, mas deixá-los em seu habitat natural é essencial para a sobrevivência da espécie.

panda subindo nas costas de um veterinário

Porém…

Enquanto um animal sai da lista de extinção, outro, infelizmente, entra. O gorila-do-oriente foi considerado “criticamente em perigo“, ou seja, o risco de desaparecimento da espécie da natureza é muito grande.

Apresentam como habitat as florestas da África Oriental, principalmente em regiões da República Democrática do Congo. A caça ilegal é o agente essencial para a queda da população. Outros exemplares de primatas que também estão na lista são: gorila-do-ocidente, o orangotango Bornean e o orangotango de Sumatra.

Gorila do Oriente

FOTO: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Texto: Vítor Ferreira

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência