ENTRETENIMENTO

5 filmes para conhecer o cinema frances do século 21

O cinema francês é repleto de grandes produções. Que tal conhecer algumas delas, feitas nas duas últimas décadas em nossa lista? Confira!

None
Conheça mais sobre os filmes franceses do século 21. Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2017 às 16:43
Atualizado às 15:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O cinema francês é belo!

Os franceses são famosos pelas suas produções artísticas. São pintores, músicos, atores e os mais diversos tipos de artistas que brilham mundo afora levando um pedaço da cultura de seu país para o resto do globo. O cinema não é exceção e a França possui uma forte indústria cinematográfica com centenas de produções e milhões de fãs. Muitos dos clássicos deste cinema são obras antigas, pertencentes a movimentos de vanguarda, como a Nouvelle Vague ou os filmes da década de 60 do lendário Godard. Por isso mesmo, hoje vamos falar dos filmes mais recentes do cinema francês, produzidos ao longo do século 21, que ainda não possuem o status de clássicos, mas irão te surpreender.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

imagem de divulgação do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - filmes franceses

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é o grande clássico dos filmes franceses da atualidade. Foto: Divulgação

Trata-se de um dos filmes do cinema francês mais famosos de todos os tempos, e não deveria ser para menos. Uma produção surpreendente, com 5 indicações ao Oscar e um marco na cultura pop. A história da obra acompanha a vida da inocente Amélie (Audrey Tatou) após ela mudar-se da casa do pai e passar a morar sozinha e a trabalhar como garçonete. Certo dia ela encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo. ­ Foi assim que ela encontrou Dominique (Maurice Bénichou). Ao perceber que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Intocáveis (2011)

Philippe (François Cluzet) é um milionário tetraplégico. Precisando de um novo assistente para ajudá-lo nas atividades diárias, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem desempregado e com passagem criminal que não tem conhecimento algum sobre como cuidar de outra pessoa, ainda mais tetraplégica. Mas aos poucos Driss vai dominando a atividade em meio a gafes e comportamentos nada convencionais para o conservador Philippe. Muito longe de se assustar com isso, o milionário passa a se afeiçoar por Driss, pois ele é o único que não o trata como um coitado. A amizade e os laços dos dois se estreitam e grandes lições sobre a vida surgem.

Amour (2012)


Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

Holy Motors (2012)

O sr. Oscar (Denis Lavant) é um viajante e passa a sua existência entre várias vidas. Ele é um assassino, uma criatura monstruosa, um mendigo ou um pai de família. Parece desempenhar papéis, mergulhando inteiramente em cada um deles. Está só, apenas acompanhado pela mulher loira que comanda a grande máquina que o transporta entre vidas e lugares. Sabemos que anda em busca da beleza do gesto e dos fantasmas da sua vida. Mas, afinal, quem é ele e onde pertence?

Samba (2014)

Samba (Omar Sy) é um imigrante do Senegal que vive ilegalmente na França há 10 anos e, desde então, sobrevive por meio de bicos e empregos precários. Alice (Charlotte Gainsbourg), por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa mental e estresse devido ao seu trabalho. Enquanto Samba faz o possível para permanecer no país após ser detido pela imigração e arrumar um emprego digno, Alice busca recolocar sua vida profissional e pessoal nos trilhos, fazendo trabalhos voluntários. O destino dos dois irão se cruzar em uma busca por uma vida melhor.

LEIA TAMBÉM: