Não deixe a ansiedade atrapalhar sua produtividade: confira 9 dicas!

A Alto Astral separou 9 dicas para não deixar a ansiedade atrapalhar sua produtividade. Veja os efeitos do quadro e como os pequenos hábitos podem ajudar!

- Foto: creativeart/Freepik

O impacto da ansiedade vai além da dificuldade de concentração e produção, chegando em quadros físicos. Pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, descobriram uma ligação entre a ansiedade e as dores crônicas. No estudo, os cientistas relataram o aumento da liberação de uma substância em quadros ansiosos e em casos de dores neuropáticas. O composto se chama polipeptídeo ativador da adenilato-ciclase pituitária (PACAP), e seu trajeto no sistema nervoso foi acompanhado pelos responsáveis da pesquisa.

Eles conseguiram identificar onde o estresse e os caminhos da dor se cruzavam, evidenciando que a ansiedade pode exercer papel nas dores crônicas – que dificultam e até impossibilitam a realização de determinadas tarefas. Dê um tempo Estar moderadamente ansioso com uma viagem, prova ou reunião importante pode ser positivo, porque somos impulsionados a buscar formas de tornar a experiência a melhor possível. Contudo, quando os níveis de ansiedade se tornam muito intensos, reflexos negativos no desempenho tendem a aparecer.

homem sentado no escritório e várias tarefas para fazer em sua volta, o homem está com as mãos na cabeça demonstrando desespero

Foto: creativeart/Freepik

A emoção exerce papel em nossas funções físicas, que, se sobrecarregadas, podem levar a distração, paralisia e descontrole. Por essa razão, é essencial realizar pausas e deixar que seu cérebro se desconecte das preocupações persistentes por alguns minutos. “Uma regra de ouro é ter pausas de regeneração durante o dia. A cada duas horas, fazer pequenas pausas (5 a 10 minutos) para tomar um café, ler uma página de um livro que te inspira, fazer uma breve meditação ou ouvir uma música que te agrada. Pequenos hábitos deixam o dia mais produtivo, reduzindo o estresse e o cansaço mental e físico”, explica Soraia Schutel, especialista em educação corporativa e desenvolvimento de lideranças.

Dicas rápidas

Para não deixar que a ansiedade prejudique seu cotidiano, o neuropsicólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Gomes, separou alguns passos que irão ajudar:

1. Organize-se no tempo!

2. Planeje a sua rotina.

3. Respeite os intervalos de descanso.

4. Não tente agradar a todos apenas os trate com respeito e educação.

5. Tenha momentos de relaxamento e descontração com amigos e com a família.

6. Pratique atividade física.

7. Tenha uma alimentação saudável.

8. Seja justo ao se autoavaliar. Respeite as suas limitações.

9. Observe a resposta do seu corpo em cada situação. Mude o seu estado emocional por meio da melhor respiração.

LEIA TAMBÉM

Texto: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Thiago Gomes, neuropsicólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Soraia Schutel, CEO da Sonata Brasil, empresa de educação corporativa especializada em desenvolvimento de lideranças.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência