Qual a diferença entre memória de curto e longo prazo?

O cérebro é responsável pela formação de todas as memórias novas que adquirimos que, basicamente, são divididas em 2 tipos: a de longo e a de curto prazo.

- FOTO: Freepik

Basicamente, as memórias são divididas em dois tipos: a de longo e a de curto prazo. A de curto prazo é referente ao momento atual. Não há interesse em guardá-la por muito tempo, como um número de telefone, por exemplo. “O cérebro vai fazendo uma seleção do que é mais útil e presente no seu dia a dia”, conta o médico. Por isso, as memórias de curto prazo são descartadas quando você não as usa mais.

Cérebro humano, fundo azul, memória, prazo

FOTO: Freepik

Já as informações importantes, que o seu cérebro acessa diariamente ou até mais de uma vez por dia, recebem uma marcação proteica diversas vezes, e o cérebro seleciona essa memória para ser de longo prazo. Essa lembrança faz parte de todo o conhecimento adquirido por você e pode ser resgatada a qualquer momento.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Renato Anghinah, coordenador do núcleo de neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência