Fenômenos paranormais: o cérebro vê fantasmas?

Será possível que o cérebro veja fantasmas? Uma pesquisa realizada em 2014 por Olaf Blanke esclarece essa pergunta. Saiba mais!

- FOTO: iStock/Getty Images

Em novembro de 2014, a equipe do neurologista Olaf Blanke publicou o trabalho Neurological and Robot-Controlled Induction of an Apparition no jornal científico Current Biology. Dessa vez, o experimento serviu para identificar áreas no cérebro responsáveis por gerar a sensação de uma “presença fantasma”.

garparzinho-fantasma

FOTO: Reprodução/ Tradução: “Eu sou um fantasma amigo”

 

Segundo o estudo, feito com 12 pessoas que apresentavam distúrbios neurológicos e relataram “presenças fantasmas” algumas vezes, foram identificados problemas em áreas cerebrais relacionadas à autoconsciência e aos movimentos do corpo.

A segunda parte do experimento observou 48 outros voluntários que nunca haviam tido uma experiência paranormal. Seus olhos eram vendados e eles manipulavam um robô com as mãos.

fenômenos paranormais-tv-fantasma

FOTO: iStock/Getty Images

 

No entanto, os cientistas posicionaram outro robô em suas costas que gerava os mesmos movimentos. Quando havia um atraso na ação, um terço dos entrevistados relatou a sensação da “presença fantasma”.
O motivo para isso tudo, segundo a equipe, é que há uma confusão no cérebro, pois este calcula erroneamente a posição do próprio corpo.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Erica Aguiar  Edição: Nathália Piccoli

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência