Estudo revela que perdoar reduz variações na pressão sanguínea

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que pessoas capazes de perdoar são menos propensas a terem variações na pressão sanguínea.

- FOTO: Freepik.com

Já diria o poeta britânico Alexander Pope: perdoar é uma ação divina. No entanto, o ato também pode interferir na nossa pressão sanguínea, como descobriram pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, em um estudo com a participação de 200 pessoas.

influência do perdoar na pressão sanguínea

FOTO: Freepik.com

Segundo a pesquisa, aqueles que deixavam a raiva de lado eram menos propensos a terem variações na pressão sanguínea. Foi pedido aos envolvidos que pensassem em alguma ocasião em que foram ofendidos por um amigo. Parte dos participantes devia lembrar-se de como ficaram enfurecidos com a situação; a outra parte, que tentassem perdoar o ocorrido.

O primeiro grupo apresentou elevado aumento de pressão comparado à outra parcela de pessoas, apesar de não ter havido mudanças na frequência cardíaca.

Além dos efeitos para o coração, outra pesquisa da Universidade Duke mostrou, em pacientes com HIV, uma relação entre o perdão e a melhora no sistema imunológico.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Angelo Cherubini Edição: Érica Aguiar Arte:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência