5 filmes para assistir a dois esse final de semana. Confira!

Que tal preparar uma sessão cinema em casa esse final de semana? Separamos 5 filmes para estourar a pipoca, preparar o sofá e assistir com o seu amor!

- FOTO: Shutterstock Images
  • Antes do amanhecer

Before Sunrise (1995)
Diretor: Richard Linklater | Com: Ethan Hawke, Julie Delpy e Andrea Eckert | Duração: 105 minutos.

 

"

 

Indo contra a maré de romances que glamourizam a paixão, Antes do Amanhecer tem a importância de retratar uma história de amor calcada não no extraordinário, mas nas banalidades que fazem nascer este sentimento.

O longa parte do roteiro simples, em que Jesse e Celine se encontram em uma viagem e, gradualmente, começam a se apaixonar, e encontra sua beleza na química entre os atores (que continuaria a aparecer nas duas sequências da franquia) e na realidade implícita da aceitação aos únicos vilões da história: o tempo e a separação inevitável.

antes do dia amanhecer-5 filmes-casal

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: em um cinema dominado por comédias românticas superficiais e previsíveis, é a maturidade proposta por Antes do Amanhecer que se destaca, em especial nos diálogos, que carregam toda a narrativa do filme e conseguem mostrar, da forma mais genuína possível, o que seria se apaixonar.

 

  • Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004)
Diretor: Michel Gondry | Com: Jim Carrey, Kate Winslet e Tom Wilkinson | Premiações: Oscar de Melhor Roteiro Original | Duração: 108 minutos.

 

"

 

Filme denso que faz refletir sobre a vida, rir em momentos inusitados e também se emocionar, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças mascara sua excepcional história de amor por trás de um drama com certa ficção científica.

Em uma narrativa em que se é possível penetrar na cabeça do protagonista, porém sem que isso tire as surpresas, as reviravoltas e os questionamentos sobre os rumos dos episódios não-lineares retratados, o filme se destaca pelo desafio de pensar que propõe ao espectador, estando ele acompanhado ou não.

kate-jim carrey-filme

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original, sua combinação bem-sucedida de roteiro diferenciado e diretor genial se reflete na decisão dos atores principais, vindos de sucessos de bilheteria anteriores, de baixar o cachê para ter a chance de trabalhar em um filme considerado cult por sua audiência.

 

  • Casablanca

Casablanca (1942)
Diretor: Michael Curtiz | Com: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid | Duração: 102 minutos.

 

"

 

A arriscada fuga de refugiados dos nazistas na Segunda Guerra Mundial é plano de fundo para uma das histórias de amor e desencontros mais emocionantes do cinema, entre os protagonistas Rick e Ilsa, interpretados magnificamente por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.

Não só o romance tem a destreza de tocar a audiência, mas também sua música-tema (As Time Goes By, executada pelo personagem Sam na cena igualmente tocante), os personagens secundários e a fotografia charmosa.

Casablanca-casal-5 filmes

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: Casablanca é apontado como um filme com erros de direção e uma propaganda anti-nazista. Porém, estes pontos não retiram sua aura de clássico inesquecível que representa o antigo estilo de se fazer filmes. O final ainda traz um brilho maior, com um desfecho anti-hollywoodiano que deixaria a frase “Nós sempre teremos Paris” entre as mais famosas do cinema.

 

  • Diário de uma Paixão

The Notebook (2004)
Diretor: Nick Cassavetes | Com: Rachel McAdams, Ryan Gosling e Gena Rowlands | Duração: 123 minutos.

 

"

 

Produção recente que acumula os elementos para agradar espectadores de sessão da tarde – elenco jovem e bonito, romance com seus êxtases e separações e um desfecho emocionante. Porém, é maior do que isso, pois soube trazer um algo a mais de qualidade ao gênero.

O diretor, trazendo o texto de Nicholas Sparks às telas, dá o tom de um amor eterno no clássico roteiro de garoto pobre se apaixona pela garota rica. O filme ainda carrega propositalmente em clichês do gênero, fazendo o que parece uma homenagem ao melodrama e seu período de ouro – os anos 40 – que também possuem lugar na história.

filme-clássico-diário de uma paixão

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: a química entre os atores fez a diferença à produção, que conseguiu dar vida a uma das cenas mais épicas de beijo da história recente do cinema, além de citações que ganharam o gosto do público. “Se você é um pássaro, eu também sou um pássaro” é uma delas.

 

  • Ghost – Do Outro Lado da Vida

Ghost (1990)
Diretor: Jerry Zucker | Com: Patrick Swayze, Demi Moore e Whoopi Goldberg | Premiações: Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Original | Duração: 127 minutos.

 

"

 

Melodrama romântico com todos os artifícios a que tem direito, Ghost – Do Outro Lado da Vida supera as demais obras semelhantes por dosar os fatores necessários para se encaixar no gênero tão amado pela audiência.

O amor intenso do casal protagonista é o que impulsiona a história e envolve o público, ainda que Whoopi Goldberg, no papel da médium charlatã Oda Mae, também se prove excepcional como alívio cômico. A boa amarração destes pontos adversos – romance, drama, suspense e comédia – é o que faz o filme merecer ser visto.

 

ghost-filme-cinema

FOTO: Reprodução

 

Ponto alto: são muitos os elementos que eternizam Ghost na memória dos amantes de um bom romance, mas dois deles são ainda superiores. A música Unchained Melody é o primeiro, mantendo-se sempre associada ao filme, seguida da cena clássica do casal moldando vasos, em uma das imagens mais replicadas do cinema.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Alto Astral  Edição: Nathália Piccoli

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência