Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Duolingo fez lista dos 10 idiomas mais estudados em 2023
Duolingo fez lista dos 10 idiomas mais estudados em 2023 - Shutterstock

Comportamento

Top 10 de idiomas mais estudados no mundo surpreende; veja ranking

Lista feita por plataforma de aprendizado de idiomas mostra interesse crescente por certas línguas pelo mundo, além do inglês e espanhol

Você sabe quais são os dez idiomas mais procurados por quem quer aprender uma língua nova? Alguns deles, como o inglês e o espanhol, são mais fáceis de imaginar, mas saber todo o ranking é uma questão mais complicada.

Por isso, anualmente o Duolingo responda a esse questionamento com o seu Relatório Global de Idiomas. Para isso, a plataforma de aprendizado online examina os dados de milhões de alunos e assim chega a resultados surpreendentes.

Neste ano, a presença do português e a crescente procura pelo coreano podem chocar e demonstram o crescimento dessas línguas pelo mundo afora. Já o inglês ficou novamente em primeiro lugar, tanto no ranking mundial quanto apenas dentro do Brasil. O espanhol ficou em segundo nos dois cenários.

Ficou curioso para saber qual o top 10 completo dos idiomas mais populares entre quem quer aprender uma nova língua pelos dados do Duolingo? Confira:

Top 10 idiomas mais populares em 2023

  1. Inglês
  2. Espanhol
  3. Francês
  4. Alemão
  5. Japonês
  6. Coreano
  7. Italiano
  8. Híndi
  9. Chinês
  10. Português

Razões para estudar diferentes línguas

Existem muitas razões para alguém praticar uma segunda ou terceira língua. Dra. Cindy Blanco, que é cientista sênior e editora-chefe de conteúdo de aprendizagem do Duolingo, destaca que os idiomas são uma ponte entre as culturas.

Afinal, se alguém vai fazer uma viagem a trabalho ou a passeio para outro país, saber falar a língua do local é uma grande vantagem. Ainda na questão das culturas, o mundo globalizado e a chegada de produtos de todo o mundo nos mais diversos países também ajudam a aumentar o interesse por certas línguas.

“Vimos o interesse no entretenimento coreano, como K-Pop e K-dramas, aumentar recentemente e isso se reflete nos dados do Duolingo. Podemos ver claramente a crescente procura pelo estudo da língua coreana, especialmente por parte dos alunos mais jovens”, exemplifica a profissional. Essa é uma situação bem parecida com a que ocorreu com outros idiomas asiáticos.

O inglês, que é o idioma número um para estudar em 122 países, também é bem procurado para fins educacionais ou profissionais. Para o português, conectar-se com pessoas (23%) e preparar-se para viajar (18%) são as principais motivações.

Mais notícias como essa

Saúde

Muitas pessoas acreditam em mitos sobre a dengue e, por isso, acabam não se protegendo da forma correta contra o Aedes aegypti

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Pets

Veterinária explica por que doenças parasitárias em pets são mais comuns no verão, quais são elas e como prevenir e tratar

Finanças e Empreendedorismo

Especialista comenta quais são os aparelhos “gastões” e explica truques para diminuir a conta de energia da sua casa