Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como fazer a criatividade das suas crianças ficar mais aguçada
Saiba como fazer a criatividade das suas crianças ficar mais aguçada - Shutterstock

Comportamento

Criatividade: veja dicas estimular as crianças sem sair de casa

Psicóloga explica como transformar a casa em um ambiente lúdico para que os pequenos possam brincar para aguçar sua criatividade

Você sabia que a criatividade não é um dom? Sim, de acordo com muitos especialistas, essa ideia de que a criatividade é uma dádiva que apenas um pequeno grupo de pessoas tem e já nasceram com ela não está correta.

Na verdade, todos podem ser criativos, só é necessário exercitá-la para que ela apareça com cada vez mais facilidade. E melhor ainda se ela for aguçada desde cedo! Por isso, que tal ajudar os seus filhos a exercitar a sua criatividade de maneira simples, usando diferentes objetos e brincadeiras nos cômodos da casa?

É o que sugere Adriana Klisys, psicóloga referência em pesquisas sobre ludicidade e educação no Brasil. Ela, que é autora do livro “Viagem Lúdica”, acredita que todos os cômodos são espaços de diversão para adultos e crianças, basta imaginar. Então veja a seguir formas de usar cada espaço a favor da criatividade e das brincadeiras.

Sala

Para você, a sala de casa pode ser apenas isso, mas esse cômodo pode ser muito mais com um pouquinho de criatividade. Desde uma pista de carrinhos feita com fios de barbante até uma pista de dança com os móveis empurrados para o canto para mais espaço, explore com as crianças todas as oportunidades que esse ambiente tem a oferecer.

Uma boa dica de item que pode se transformar em várias coisas com um pouco de magia é a toalha de mesa. Ela pode ir ao chão para um momento de piquenique, ser amarrada no ar com barbantes para um teatro de sombras, entre outras opções.

Quarto

O colchão é outro item muito versátil. Se estiver apoiado na parede, pode se tornar uma cabana, enquanto colocado na horizontal, entre as mobílias, é uma muralha. Já se tirá-lo da base e deixá-lo no chão, as crianças podem pular, dar cambalhotas e brincar, desde que com segurança. Além disso, as gavetas do guarda-roupa podem virar casa para bonecos e servir como tabuleiro de jogos. Bem legal, né?

Corredor

Se tem um ambiente da casa que eu aposto que você nunca viu como um local para se divertir, é esse. Porém, nada que não possa ser mudado com um pouco de criatividade. Então, que tal transformar as paredes em uma galeria de artes? Você pode pendurar os desenhos dos seus filhos ali ou até mesmo colocar um quadro branco na parede para que eles façam suas artes ali mesmo!

Quintal

Este é o lugar ideal para as crianças entrarem em contato com a natureza e se divertirem de forma mais livre. Elas podem usar argila e transformá-la em esculturas ou aprender a cultivar e cuidar de plantas. Nesta área, os filhos ainda podem pintar com pincéis feitos de galhos ou escorregar em uma lona com água e sabão.

Então, qual dessas ideias você vai escolher para brincar com as crianças hoje? Além dessas citadas, você pode inventar suas próprias formas de tornar os cômodos de casa mais divertidos e inspiradores!

Mais notícias como essa

Saúde

Negligenciar esses sintomas pode colocar a sua saúde em risco; médicos explicam quais cuidados devem ser tomados para evitar problemas graves

Beleza

Muitos vídeos da tal “pre-shower makeup” têm aparecido no TikTok; entenda qual é o objetivo dessa tendência peculiar

Pets

A pergunta “quanto tempo um cachorro vive?” vai depender de vários fatores, mas dá para saber uma estimativa de acordo com a raça dele

Pets

Existem vários aspectos cruciais na hora de cuidar de um hamster, como a sua alimentação, atenção com a gaiola e necessidade de exercícios