Comportamento

Essas são as 3 brasileiras mais influentes do mundo, segundo a BBC

O ranking “BBC 100 Women” homenageia mulheres de destaque em várias áreas de atividade; conheça as brasileiras selecionadas!

Três brasileiras integram a lista de mulheres mais influentes do mundo - Foto: Reprodução / Instagram / @alice_pataxo / @hilton_erika / @simonetebet

Anualmente, a BBC produz um ranking das 100 mulheres mais influentes do mundo, e neste ano não foi diferente. A edição de 2022 destaca o papel de mulheres inseridas em conflitos em todo o mundo, principalmente envolvendo as questões de misoginia no Irã e a guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Mas a lista não para por aí, viu? Ela também conta com mulheres que se destacaram na política, na educação, na ciência, no esporte e na cultura. Por isso, além da cantora Billie Eilish, da atriz Priyanka Chopra Jonas, da primeira-dama da Ucrânia Olena Zelenska, e da venezuelana recordista do salto triplo Yulimar Rojas, a “BBC 100 Women 2022” inclui ainda três representantes brasileiras: Alice Pataxó, Erika Hilton e Simone Tebet.

Protagonismo feminino

A ativista e jornalista indígena Alice Pataxó — representante do Brasil na 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorreu em 2021 em Glasgow, na Escócia, — foi indicada por Malala Yousafzai, ativista da educação e vencedora do prêmio em 2021.

Outro nome que aparece na lista é o de Erika Hilton, primeira mulher trans eleita deputada federal no Brasil. Ativista pelas causas LGBTQIA+, antirracista e feminista, Hilton foi a mulher mais bem votada para vereadora na cidade de São Paulo em 2020. 

Além delas, o ranking também cita a senadora Simone Tebet, ex-candidata à presidência da República. Tebet foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a mais importante da casa. Além disso, teve destaque na CPI da Covid pela postura combativa às ações irresponsáveis do Governo Federal no enfrentamento à pandemia.

Lista homenageia mulheres

O ranking “100 Women” da BBC faz um balanço do progresso conquistado pelas mulheres em uma década. Contudo, a emissora britânica reconhece que, embora tenha havido enormes avanços nos direitos das mulheres — do aumento do número de líderes femininas ao movimento #Metoo (eu também, em inglês), criado em 2017 para denunciar casos de assédio e abuso sexual —, ainda há muito a caminhar. A lista completa com as 100 mulheres mais influentes do mundo está disponível no site da BBC.

Mais notícias como essa

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Amor e Sexo

Especialistas explicam o que é preciso avaliar para o relacionamento continuar dando certo depois do casamento

Sair da versão mobile